28/03/2024

Noir Burlesco #2

Contar sempre a mesma história

Há quem defenda que só existe um punhado de histórias para contar e o que varia são as épocas, os locais e as roupagens com que são vestidas as personagens que as vão interpretar. E acima de tudo, a forma como são (re)contadas.
Por essa ordem de ideias, Noir Burlesco é (mais) uma variação de uma temática tantas vezes abordada, aquela que tem por base o eterno triângulo amoroso.

25/03/2024

O Mundo sem Fim

A corrida energética contra o relógio


Sabemos que o sistema antigo não resultará muito mais tempo”
In O Mundo sem Fim

Dentro do novo paradigma que vive a banda desenhada em Portugal, já aqui referido anteriormente, e que passa por mais editoras a apostar no género e por uma maior diversidade temática, O Mundo sem Fim, edição recente da Ala dos Livros, é uma das apostas mais arrojadas.

Afirmá-lo não questiona a qualidade intrínseca da obra, a sua actualidade ou o seu interesse, mas destaca a sua temática, pois aborda questões como as alterações climáticas, os vários tipos de energia, a limitação dos recursos energéticos e as opções necessárias para garantir a continuidade da espécie humana neste planeta, que muitos não esperariam ver tratados em banda desenhada.

Já com mais de um milhão de exemplares vendidos em França, onde foi o livro mais vendido em 2022, considerando todos os géneros e não apenas a BD, ultrapassando mesmo a concorrência de uma novidade Astérix, tem por base uma longa conversa entre Jean-Marc Jancovici, um renomado especialista em questões energéticas e alterações climáticas, e Christophe Blain, um dos grandes autores de BD actuais.

Se o tema se poderia ter tornado maçador, pesado e até desinteressante, Blain conseguiu transformar a exposição numa narrativa viva e dinâmica, com pequenos apontamentos de humor gráfico, referências que todos podem compreender e uma capacidade de expor graficamente perante os olhos do leitor as questões tratadas, proporcionando uma leitura fluída e apaixonante que custa interromper. Para aqueles que gostam de apontar a banda desenhada como modelo de virtudes didáticas este é um ótimo exemplo, tanto capaz de seduzir aqueles que já lêem esta arte regularmente, quanto os que muitas vezes ainda continuam a olhar para ela de lado.

Em O Mundo sem fim, somos confrontados com problemas incontroláveis, questões inadiáveis, soluções aparentemente miraculosas que não o são, a ilusão das energias renováveis ou aquelas que hoje parecem o truque de magia saído da manga, questões que são polémicas, assustam e obrigam a pensar sobre o rumo que queremos tomar.

Num tom que não é catastrofista, mas apenas profundamente realista e não tem medo de opiniões fortes e pouco consensuais, este livro mostra claramente que, ao contrário do que o seu título parece indicar, não vivemos num mundo sem fim; tem limitações e recursos finitos e, em nome da nossa sobrevivência, convém estarmos alertados e tomarmos medidas, mesmo que incómodas, para não termos de assistir ao seu ocaso.


E mesmo não sabendo se o sucesso pode ser importado para um mercado que não tem os mesmos hábitos de leitura - e ainda menos de leitura de BD - esta aposta da Ala dos Livros é mais um marco num catálogo rico e distinto.


O Mundo sem Fim
Jean-Marc Jancovici (argumento)
Christophe Blain (desenho)
Ala dos Livros
Portugal, Fevereiro de 2024
235 x 310 mm, 196 p., cor, capa dura, fita marca-páginas
35,00 €

(versão revista do texto publicado na página online do Jornal de Notícias de 8 de Março de 2024 e na versão em papel do dia seguinte; imagens disponibilizadas pela Ala do Livros; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

24/03/2024

Comic Con 2024 - BD - Dia 24





A festa dos 10 anos da Comic Con Portugal, no seu regresso ao Norte, mais exactamente à Exponor, chega hoje ao fim.
Mas ainda há tempo para desfrutar da sua programação vasta e diversificada que pode ser consultada no site oficial, embora As Leituras do Pedro destaquem aqui mais uma vez a programação específica de banda desenhada cujo cartaz, em termos relativos, é, possivelmente, o mais forte de todo o evento.
É o último dia, mas os autores de BD continuam (quase) todos por lá!

23/03/2024

Comic Con 2024 - BD - Dia 23 + Primeiras fotos


A Comic Con Portugal está de regresso ao Norte, mais exactamente à Exponor, para comemorar 10 anos.
Com uma programação vasta e diversificada que pode ser consultada no site oficialAs Leituras do Pedro estão a destacar diariamente a programação de banda desenhada cujo cartaz, em termos relativos, é, possivelmente, o mais forte de todo o evento.
Para ver já a seguir, no dia da grande enchente... de público e de autores de BD!

22/03/2024

Seja Amigo da Bedeteca

Bedeteca



Dizia um grupo muito conhecido que “o monstro precisa de amigos”. Não estamos aqui a dizer que a Bedeteca é um monstro. Longe disso. Mas parece-nos um projeto com algo de monstruoso. De imenso desafio. E, portanto, sim, o monstro precisa de amigos.

Comic Con 2024 - BD - Dia 22



A Comic Con Portugal está de regresso ao Norte, mais exactamente à Exponor, para comemorar 10 anos.
Com uma programação vasta e diversificada que pode ser consultada no site oficialAs Leituras do Pedro vão destacar diariamente a programação de banda desenhada cujo cartaz, em termos relativos, é, possivelmente, o mais forte de todo o evento.
Para ver já a seguir.

21/03/2024

Comic Con 2024 - BD - Dia 21


De regresso ao Norte, mais exactamente à Exponor, para comemorar 10 anos, a Comic Con Portugal abre hoje as suas portas.
Com uma programação vasta e diversificada que pode ser consultada no site oficial, As Leituras do Pedro vão destacar diariamente a programação de banda desenhada cujo cartaz, em termos relativos, é, possivelmente, o mais forte de todo o evento.
Para ver já a seguir.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...