Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

15/11/2012

O Enigma Diabólico










  
Colecção Quadradinho #16
José Abrantes (argumento)
Miguel Rocha (desenho)
ASIBDP (Portugal, Outubro de 1998)
105 x 147 mm, 24 p., pb, capa fina com sobrecapa
390$00 (!)



Há algum tempo à procura de um pretexto para evocar a colecção Quadradinho, encontrei-a agora com o lançamento amanhã de um novo álbum de Blake e Mortimer.
Iniciativa da ASIBDP (Associação do Salão Internacional de Banda Desenhada do Porto), inspirada na colecção Patte de Mouche de l’Association, que - acredito hoje - surgiu antes do tempo, ao longo de 18 números, para além de duas divertidas criações de Lewis Trondheim, publicou obras originais de autores nacionais como Pedro Morais, Arlindo Fagundes, José Carlos Fernandes, Paulo Patrício, Mário Moura, Pedro Pires ou a surpreendente dupla composta por José Abrantes e Miguel Rocha.
Este último, dava então os primeiros passos aos quadradinhos, surgindo nesta colecção como revelação - que o tempo rapidamente viria a confirmar – num grafismo assente em contrastes de branco e negro, com algumas referências identificáveis mas já com uma inegável marca pessoal.
Com o título emprestado de O Enigma da Grande Pirâmide e de A Armadilha Diabólica, que desde logo antecipava a homenagem a Jacobs, este livrinho mostrava Mortimer (?) como herdeiro de uma mansão abandonada, ganha ao jogo ao pérfido Conde Moloch. A entrada no edifício revelá-lo-ia como uma enorme armadilha, do qual o protagonista só conseguiria sair – na companhia de uma bela jovem de sumária indumentária, refira-se – após resolver o tal enigma diabólico.
O argumento, cuja escrita evocava a diversos níveis a obra da figura tutelar do criador de Blake e Mortimer, para além da similitude de uma ou outra situação com aventuras daquela dupla, tinha como trunfo final a revelação da essência do sucesso dos heróis de Jacobs, consolidando a homenagem a um dos grandes clássicos da banda desenhada franco-belga.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...