Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

05/06/2012

Leonardo Coimbra e os Livros Infinitos












José Ruy
Âncora Editora (Portugal, Novembro de 2011)
215 x 300 mm, 32 p., cor, cartonado
11,00 €


Convite
A Âncora Editora e a Leya na Buchholz têm o prazer de a/o convidar para o lançamento do livro Leonardo Coimbra e os Livros Infinitos, de José Ruy.
A obra será apresentada pelo Dr. José de Matos-Cruz, investigador de banda desenhada.
A sessão, que será precedida pela inauguração de uma exposição de originais do livro, terá lugar no próximo dia 5 de Junho, terça-feira, pelas 18:30 horas, na Leya na Buchholz, Rua Duque de Palmela, n.º 4, Lisboa.
(Texto da responsabilidade da organização)

Desenvolvimento
A biografia de Leonardo Coimbra (1893-1936) político, pensador e filósofo, é o tema do mais recente álbum (publicado) do veterano José Ruy – pois raramente este mestre dos quadradinhos portugueses está sem novos projectos em mãos! - que nele evoca os momentos mais marcantes da vida e da obra do protagonista, com o seu traço clássico e personalizado e uma planificação de matriz que embora mais tradicional e contida apresenta uma assinalável diversidade.
Para aligeirar a carga didáctico-pedagógica, sempre inerente a uma obra com as características desta – factor que ao longo dos anos tem sido uma pecha de muita da banda desenhada histórica nacional - José Ruy utiliza um artificio narrativo: provoca o encontro entre duas “versões” de Leonardo Coimbra, o homem maduro e o jovem de 14 anos, que vão conversando e percorrendo os diversos locais onde Coimbra viveu e desenvolveu as suas diversas actividades.
Isto acaba por resultar bastante bem e tornar mais ligeira (no bom sentido do termo) a leitura deste álbum, cuja edição teve o apoio da Câmara Municipal de Felgueiras, concelho de onde (Borba de Godim) Leonardo Coimbra era natural.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...