Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

22/01/2012

MAB Invicta (I)

Evento multidisciplinar, dedicado ao cinema, ilustração, animação e, em especial aos quadradinhos, o MAB Invicta - Festival Internacional de Multimédia, Arte e Banda Desenhada terá lugar na faculdade de Belas Artes do Porto, nos fins-de-semana de 10/11 e 17/18 de Março.

Do programa já anunciado destaca-se a homenagem ao editor italiano Sergio Bonelli, falecido o ano passado, numa mostra composta por edições de sua autoria, obras biográficas, fotografias e diversa correspondência, e a evocação dos 75 anos do Príncipe Valente, organizada por Manuel Caldas, um dos maiores conhecedores a nível mundial da obra de Harold Foster.

A nível de autores, está confirmada a presença dos alemães Lars Henkel (autor do cartaz), Ulli Lust, Anke Feuchtenberger e Ulf K. e dos belgas Thierry Van Hasselt, Olivier Deprez e Denis Deprez (todos fundadores da editora Fremok), no que parece ser uma clara aposta da organização na banda desenhada à margem das grandes editoras e das propostas mais comerciais.

A excepção é o italiano Fábio Civitelli, o mais consagrado autor de Tex, um western italiano com muitos seguidores em Portugal, onde se desloca pela quinta vez.

Em termos de autores nacionais o MAB Invicta contará com Regina Pessoa, Filipe Abranches, Pedro Serrazina e Hugo Teixeira.
Evento particular, fruto de diversas parcerias, que se pretende direccionado a um público ecléctico e de todas as faixas etárias, o MAB Invicta apresentará exposições individuais de todos os autores presentes, e o seu programa inclui visitas guiadas às exposições, sessões de autógrafos, exibição de curtas e longas-metragens, masterclasses de animação e uma zona comercial. A programação paralela, a cargo da CasaViva, contará com apresentações de novidades editoriais, concertos e duas exposições em estações de metro da cidade.

O programa ainda não está fechado e até lá a organização do MAB Invicta promete algumas surpresas, entre as quais a confirmação de mais autores nacionais e do Reino Unido, Bélgica e Espanha.

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...