Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

25/01/2012

Cebola Jovem Especial #1












O Grande Prémio
Estúdios Maurício de Sousa
Panini Comics (Brasil, Novembro de 2010)
190 x 275 mm, 96 p., cor, brochado
R$ 9,90 (3,50 €)


Resumo
Vencedor de uma corrida espacial entre a turma num simulador virtual, Cebola é abduzido para outra dimensão, onde terá que defrontar os campeões de vários planetas num desafio cujo prémio decidirá o futuro do universo.

Desenvolvimento
Com um atraso maior do que os habituais seis meses, chega a Portugal mais uma edição derivada do sucesso Turma da Mônica Jovem.
Distribuída este mês – está agora nas bancas nacionais – foi uma das edições lançadas para comemorar os 50 anos do Cebolinha, sendo pena que com ela não tenha vindo a edição que compilou alguns dos melhores e mais marcantes momentos da sua carreira. Mas como a esperança é a último a morrer, pode ser que ainda chegue a Portugal essa edição – bem como os diversos tomos do projecto MSP50…
Cebola Jovem Especial é a cores – vivas e lisas - e num formato maior do que a revista mensal, o que podendo ser, do ponto de vista comercial, um atractivo extra, não beneficia a história, pois acentua o vazio dos fundos e a linearidade do traço utilizado, acentuado pela excessiva simplificação dos engenhos voadores presentes na maioria das páginas.
Merecem referência, apesar disso, alguns dos conceitos – interessantes – que lhes estão subjacentes, as (chamativas) personagens femininas (qual será a sua relevância no sucesso da TMJ junto dos rapazes adolescentes?!), a galeria de esboços inserida nas páginas finais da revista e a elevação para uma nova dimensão do conceito de “dono da rua” que Cebol(inh)a há tantos anos persegue e que está na base deste relato.
O afastamento dos habituais protagonistas – Cebola, Mônica, Cascão e Magali – do seu quotidiano, sem eliminar os habituais choques, cumplicidades e momentos de humor, retira-lhes algum do destaque habitual, substituído na história pela homenagem/sátira a títulos como Star Trek, Star Wars e outras séries/filmes de ficção-científica, numa história movimentada em que nem todos são o que parecem e em que a amizade – como sempre – leva de vencida o engano e a mentira.




2 comentários:

  1. olá Pedro! vim conhecer seu blog, depois de ver a sua indicação no facebook/zinebrasil. Ótimas leituras que vc tem comentado, vou ler suas resenhas com tempo.
    Não sou muito fã da turma da mônica jovem, acho q a adaptação teve uma proposta excessivamente comercial e descaracterizou bastante os personagens; mas é sempre bom ver personagens nativos (do brasil ou da língua portuguesa) fazendo sucesso e alçando novos vôos, e o tema futurista/espacial é quase sempre divertido. Mas vc comentou bem sobre a simplificação dos desenhos, que na maioria dos casos ocorre também nos roteiros da TMJ. ainda não li essa edição e é curioso que vim a saber dela através de um colega do outro lado do Atlântico! rs
    Aproveito pra convidá-lo a conhecer o meu personagem Tupinanquim, q tem HQs publicadas aqui no blogspot http://tupinanquim.blogspot.com ; um abraço transatlântico!
    _______________Erick Artmann

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Erick,
      Obrigado pela sua visita. Espero que nos encontremos por aqui mais vezes.
      Por vezes acontece assim: descobrimos o que está à nossa beira através de quem está ou vem de longe! Até porque esta edição já tem alguns meses aí no Brasil...
      Boas leituras... próximas ou afastadas, recentes ou atrasadas!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...