Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

22/04/2011

Moura BD 2011

Tem início hoje, às 15 horas, o Moura BD 2011, que marca o regresso dos quadradinhos aquela cidade alentejana, depois de quatro anos de ausência.
A 17ª edição do Salão de BD local, que decorre em paralelo com a Feira do Livro, até dia 8 de Maio, tem como mote “Viajantes de papel”, pois “as personagens, os autores e os leitores de banda desenhada têm em comum o facto de viajarem no papel”.
"Tendre Banlieu", de Tito
Neste primeiro fim-de-semana, o destaque vai para a presença de uma delegação de autores granadinos, composta por Clara Soriano, Carlos Hernandez, Miguel Angel Alejo, Rosa Molina e Maria Luisa Rodrigo, devido à geminação do Moura BD com as Jornadas Profesionales de Comic de Granada, que será oficializada no dia 24. Por isso, de Espanha, vem a exposição “El autor y su pagina”, em que diversos criadores apresentam a sua página de BD preferida.
Outros nomes em destaque no programa do evento, todos com exposição monográfica, são o português Victor Mesquita, um dos fundadores da revista Visão e criador de “Eternus 9”, o espanhol Tito, autor de “Tendre Banlieu” e “Soledad”, e o português Carlos Roque, que desenvolveu a maior parte da sua carreira na revista belga “Spirou”. Os dois primeiros serão contemplados com os tradicionais troféus Balanito, numa sessão que terá lugar no dia 7 de Maio, sendo Carlos Roque distinguido a título póstumo com um Balanito Especial.
Uma mostra de objectos de colecção relacionados com Tintin e as caricaturas de Carlos Laranjeira são outros motivos de interesse do Moura BD 2011 que decorre na Praça Sacadura Cabral, no Espaço INOVINTER , no Posto de Turismo e no Cine-Teatro Caridade.
Três ciclos e um workshop de cinema de animação, uma Feira do Livro de BD com as respectivas sessões de autógrafos, venda de originais e a Festa da Caricatura são aspectos complementares do certame, que tem previstas várias edições:
“Patrake” (Polvo), de Carlos Roque, “Cadernos Moura BD (nº8)”, dedicado a Victor Mesquita, “Vítor Péon e Tomahawk Tom”, um estudo de Jorge Magalhães, e os catálogos de três outras exposições: “Para além do Patinho” dedicada ao criador da famosa personagem televisiva, “Viajantes de Papel”, sobre os autores gráficos portugueses que tiveram sucesso no estrangeiro e “Agim Sulaj, O Humanista do Humor”, sobre a obra do cartoonista albanês.
O programa completo pode ser consultado no site do Moura BD 2011.
(Versão revista e aumentada do texto publicado no Jornal de Notícias de 22 de Abril de 2011)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...