Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

17/09/2019

Mundo de Aventuras #774

 20142 dias depois





Consegui, finalmente obter aquela que é, aparentemente, a única edição de BD editada em Portugal no dia em que eu nasci - mas confesso que a procurava apenas há uma meia dúzia de anos e de forma descontraída…
Edição que que apresentava o atractivo extra de ser um número da revista - o Mundo de Aventuras - em que fiz a minha aprendizagem dos quadradinhos.
Aconteceu sábado passado, 20142 dias depois da sua chegada aos pontos de venda, na Comic Con - e seseria demasiado redutor escrever que só por ela já valeu a pena lá ir; o preço pago (viagens+alimentação+edição) seria demasiado elevado - encontrá-la na banca de edições em segunda mão foi um dos bons momentos do evento para mim.
São 32 páginas de pequeno formato (140 x 210 mm), a preto e branco, com capa fina a cores. Publica uma aventura de Cisco Kid, originalmente publicada em 1963, intitulada Na senda da Morte (de acordo com a capa) ou O Último Ataque (segundo se lê ao lado da primeira vinheta).
Nela, Cisco Kid e Pancho vêem-se a braços com uma revolta índia alimentada por um traficante de armas e apesar de a narrativa ostentar ter a palavra ‘Fim’ na última vinheta publicada, a sua leitura deixou-me a sensação que parte da história - o confronto com o traficante, uma vez resolvida a questão dos índios - foi deixada de lado para outra oportunidade…
A reprodução desta banda desenhada na revista, como pode ser observado nas imagens que complementam este texto, segue todas as regras de ‘retalho & costura’ vigentes na época!
Senão vejamos: as tiras originais de três vinhetas - que surgem como tal em apenas uma das páginas deste Mundo de Aventuras - foram quase todas divididas em tiras de apenas duas imagens; que, por esse motivo, foram recorrentemente aparadas, aumentadas, esticadas… para um homogéneo preenchimento da área da página da revista.
Para além disso, como as páginas pares exibiam uma faixa publicitária na sua base, nestes casos as vinhetas surgem com uma redução superior às publicadas nas páginas ímpares! Outra razão para esta opção foi também a ‘curiosidade’ - chamemos-lhe assim - de nas páginas pares surgir uma coluna de texto corrido que não é mais do que… a descrição pormenorizada daquilo que se pode ler na banda desenhada!
A terminar, refira-se que esta mesma história foi reproduzida anos mais tarde no Mundo de Aventuras #248 (II série) - desta vez sem qualquer título! - aí já na sua forma original, mas igualmente sem a segunda parte (de que eu senti falta), o que afinal poderá indiciar que o final algo abrupto mas mordaz destas edições portuguesas possa mesmo ser o original...

Mundo de Aventuras #774
Cisco Kid: O último Ataque
Rod Reed (argumento)
José Luís Salinas (desenho)
Agência Portuguesa de Revistas
Portugal, 23 de Julho de 1964
140 x 210 mm, 32 p., pb,l capa mole, semanal
(2$00 Continente; 2$50 Ultramar)

(clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...