Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

13/05/2019

Grande Encontro Turma da Mônica & Liga da Justiça

 
Às pingas...
Como noticiado já no fim-de-semana, começaram a chegar às bancas portuguesas os primeiros títulos que integram o Grande Encontro Turma da Mônica & Liga da Justiça que foi publicado no final de 2018 no Brasil.
Para já são dois os títulos distribuídos - dos 19 existentes - que (neste arranque nacional) marcam as (improváveis) parcerias entre a Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali ou Capitão Feio com Batman, Arlequina, Lanterna Verde ou Mulher Maravilha.

Na revista regular da Mônica, o Bairro do Limoeiro vai ser o local do confronto entre o Lanterna Verde e uma vilã apostada em ser ‘dona da lua e depois do planeta’. Pode parecer mais um ‘plano infalível’ do Cebolinha - e inadvertidamente até é! - mas tudo acabará devidamente esclarecido após a intervenção da Mulher Maravilha, mas não antes de os super-heróis e os seus aliados pontuais enfrentarem o Capitão Feio.
No título do Cebolinha, a acção é desencadeada pelo rapto da Denise levado a cabo pela Arlequina, o que trará o Batman até ao Limoeiro, vindo expressamente de Gotham City. Apesar do Cavaleiro das Trevas idealmente ‘trabalhar sozinho’, acabará por ter a ajuda de três pequenos ‘Robins’ que demonstrarão que até o maior detective do mundo por vezes precisa de auxiliares.
Dentro do registo que era expectável - e sendo mais conseguido no segundo caso referido - estes encontros serviram para reforçar o prestígio das criações de Maurício de Sousa e apresentam um bom equilíbrio entre acção e humor, este último assente em trocadilhos e algum non-sense, sendo conveniente estar atento aos pequenos pormenores que, ao longo do relato, vão parodiando alguns dos estereótipos ou tiques dos super-heróis da DC como, por exemplo, o 'L' de 'Lobin' no disfarce do Cebolinha - embora esse pormenor tenha falhado na capa da revista...

Um pouco de história
Voltemos um pouco atrás: o anúncio deste encontro foi feito em Agosto do ano passado e gerou fundadas expectativas que foi necessário refrear até Dezembro de 2018, quando foram lançados no Brasil as 19 edições desta iniciativa, durante a Comic Con Experience de São Paulo, cujas capas - e mais alguns particularidades - podem ser vistas aqui.

Em Portugal
Ao nosso país apenas deverão chegar os títulos regulares, ficando por isso de fora todas as edições especiais em formato americano. Se chegarão ou não exemplares das edições lançadas com capas variantes, suponho que só será possível saber quando as revistas estiverem efectivamente em banca.
Devido à supressão de alguns números na distribuição em Portugal, o que tem sucedido pontualmente, este mês apenas estão nas bancas e quiosques as revistas Cebolinha #44 e Mônica #44.
Para o próximo mês Junho, está já anunciada a Turma da Mônica Jovem #25 - Odisseia Infinita, com a versão adolescente dos heróis de Maurício de Sousa juntos com a Liga da Justiça
Se não houver nenhum contratempo, em Julho chegarão Cascão #44, Chico Bento #44, Magali #44, Turma da Mônica #44 e Turma da Mônica Jovem #26.
Quanto às versões em inglês e espanhol - que republicam a história da Turma da Mônica #44 - estão substancialmente mais atrasadas em relação à distribuição original no Brasil, pelo que deverão demorar, respectivamente, mais 17 e 19 meses, ou seja só deverão chegar ao nosso país no final de 2021/início de 2022
relembro que, para os mais apressados ou para os interessados nas edições em formato americano, há sempre o recurso da encomenda à Casa da BD.

Cebolinha #44: Eu trabalho sozinho
Mônica #44: O plano infalível e a lanterna verde
Vários autores
Maurício de Sousa Produções
Panini Comics
Brasil, Dezembro de 2018
135 x 190 mm, 80 p., pb, capa mole, mensal
R$ 6,0 / 2,00 €

(imagens disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...