Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

15/03/2018

Leitura Nova: Y, o último homem #3

(imagens e informação disponibilizadas pela editora; clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)


  

  

19 comentários:

  1. Boa tarde Pedro
    Conheci o seu blogue e estou maravilhado com a informação que aqui disponibiliza agradecendo desde já todo o seu trabalho.
    Sabe se os 4 volumes finais saíram ainda este ano e se a Levoir vai publicar mais alguma série deste selo fantástico ainda este ano?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pierre quanto aos volumes finais pelo que li no facebook talvez no final do ano ou só em 2019 infelizmente.
      Quanto ao sair uma nova serie não faço ideia mas espero mesmo que sim a vertigo merecia mais destaque em portugal pelas excelentes obras que tem mas até gostava de ver publicado o planetary da wildstorm uma historia fantastica do warren ellis.
      Anonimo sim serão 10 volumes isto porque a levoir nao optou pelo formato deluxe mas sim pelo convencional tpb (provavelmente pelos custos e formato bem maior com 260pg +/-) que seriam 5 no total e iriam incluir 2 volumes americanos(ou como estamos a ter publicados em portugal neste momento).

      Eliminar
    2. Supostamente anunciaram o 100 balas. Mas como nunca mais falaram nisso e os blogs aparentemente acordaram em fingir que se esqueceram, é provável que o projeto tenha sido abandonado.

      Eliminar
  2. Não entendo....falam sempre quatro volumes finais, quando só foram distribuídos três e anunciados quatro, mas os TPB são dez? Estarei errado?

    Letrée

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinham saído 2 volumes e agora vão sair outros 4. Por isso, julgo que o Pierre queira saber se os restantes 4 também saem este ano.

      Cumprimentos,
      Bruno Geraldes

      Eliminar
  3. Saíram os vols. 1 e 2 em Outubro do ano passado, e saem agora os vols. 3 a 6, em Março/Abril. Os volumes 7 a 10 (finais) deverão sair em finais de 2018, ou mais provavelmente (de acordo com a Levoir) em inícios de 2019. Se saírem daqui a um ano, terão sido 10 volumes em 14-15 meses e é um ritmo apreciável, se considerarmos que o normal tem sido 2-3 por ano, quer em BD americana, quer em BD franco-belga (e por vezes, MUITO mais, como é o caso de algumas das séries da Devir, de que não chegam a sair um volume por ano).

    ResponderEliminar
  4. Sim mas se comparados com a outra série da VERTIGO, que saiu pela Levoir com parceria dos jornais(The Sandman) que saiu toda em dois meses, o ritmo não é tão apreciável...

    ResponderEliminar
  5. Sim, claro, mas as coisas também dependem muito da disponibilidade de "semanas" no Público, e a Levoir está a aumentar significativamente o número de semanas que ocupa num ano.

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigado pelos comentários e pelas respostas
    Shazam pessoalmente é o meu selo preferido comprei algumas edições em inglês mas estou a desfazer me de algumas delas na esperança de ver em pt-pt um dia... gostaria imenso de ver preacher ou invisibles num futuro próximo mas o 100 balas/planetary são 2 séries fantásticas também.
    JoseFreitas sim concordo que o ritmo é bastante bom seguramente em coleções de maior escala estilo 100balas e preferível até, para não saturar o mercado, mas em séries mais pequenas como monstro do pântano penso que não seria muito vantajoso fazer esperar "tanto tempo"
    Contudo mais alguma editora pode publicar vertigo? Fiquei curioso ao ver o catálogo da g floy e depois de algumas obras do Jason aaron não ver lá o scalped ou até o sweeth tooth do lemire visto que publicam o descender dele
    Cumprimentos a todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste momento, a DC/Vertigo é exclusivo da Levoir em Portugal.

      Eliminar
    2. O preacher até tinham a premissa da serie pela AMC mas em portugal é raro ver um material do garth ennis ou do warren ellis ser publicado...a ver o que o futuro nos trás
      A nivel de formato, este formato longo nas series da image que são continuas funciona muito bem a meu ver para não apanhar logo as edições americanas, mas as da vertigo já terminadas à excepção de series com mais de 10 volumes(fabulas, 100 balas) gostaria de ver apenas de uma vez mas o mais importante no fim de contas é lançarem :)
      Quanto às gralhas ultimamente tem se visto tanto na DC e agora erros na minha opinião claros e graves o que me leva a repensar se realmente houve revisão...
      Aquilo que fizeram na Guerra darkseid (já nao me refiro ao numero das revistas que estava mal) o facto de um dos textos mais importantes que é a revelação do joker ter os balões vazios é terrível uma coisa é um erro de tradução o que acontece e todos erramos mas agora não ter nada e não solucionar este problema é terrível... já o ronnie foi a mesma coisa.

      Eliminar
    3. Preacher seria incrível! sem dúvida uma grande obra de Garth Ennis. Já foram publicados algumas obras dele em PT (Justiceiro, Apenas um peregrino, Pro). Com uma série (já com 2 temporadas) a passar na AMC acredito que seria uma excelente oportunidade.

      Eliminar
    4. O problema do Preacher é que, como qualquer série do Garth Ennis que se preze, é polémica e politicamente incorrecta, pelo que tenho sérias dúvidas que o Público apoiasse a sua publicação.

      Bruno Geraldes

      Eliminar
    5. O Público não censura esse género de coisas, e o Preacher tem sido uma das colecções mais faladas, o problema é ter muitos volumes GRANDES que necessitariam de ser partidos ao meio. E já agora, o vol. 5 do Torpedo, ou a história "Lolita" é MUITO pior e mais chocante do que qualquer coisa que aparece no Preacher!

      Eliminar
    6. Ia referir esse ponto da censura e a publicação do torpedo :D
      José uma questão mas no final de contas o preacher conta com 66 edições mais uma minissérie e um especial levando 75 números penso..
      O mesmo número de edições do Sandman por ventura daí estranhar
      Uma questão José supondo que o homem animal seria publicado e seriam 3 volumes de 250pg +/- a levoir era capaz de nao investir por medo de apostar num formato novo?
      Nao podia seguir o mesmo exemplo da g floy que faz tão bem este tipo de edições?

      Eliminar
    7. O Preacher tem o mesmo número de comics que o Sandman, mas foi coligido em 9 volumes (e não 10), e os arcos de história são de tamanhos diferentes. Teria de ser editado em 12, penso eu, e isso requer umas autorizações mais complicadas da DC.

      Quanto à sua pergunta dos formatos, não tem a ver com "arriscar" ou não. Tem a ver com duas coisas: quanto mais pequena é a colecção, mais caro se torna a promoção (custo a dividir por menos volumes) ou menos promoção se pode fazer, e por outro lado, a Levoir precisa de manter os preços num nível que possa ser vendido com o jornal. Os nossos livros equivalentes custam 17-18€, quando têm 250 pgs ou mais. Veja por outro lado: volumes de Novelas Gráficas com 300 pgs a 10€... são projectos editoriais muito diferentes, e na Levoir é preciso sempre levar em conta mais variáveis.

      Eliminar
    8. Sim mas o Sandman também estaria inicialmente distribuido em 10 volumes na america e em Portugal dividiu se em 11 nao estou correcto?
      Sim compreendo os custos e todas essas questões mas só gostaria de saber se isso seria uma "objeção" para editar alguns títulos dai o meu medo de só a levoir ter o direito poder publicar estes títulos da vertigo

      Eliminar
    9. Não é uma questão do número "absoluto" de livros, mas sim da quantidade de livros que têm de ser partidos.

      Quanto ao resto: é sempre uma gestão do número de páginas. Para uma colecção ter livros de 300 pgs, tem de ter livros de 100, e tem de se poder distribuir os custos de promoção de maneiras específicas. São projectos muito diferentes dos da GFloy, e muito mais complexos, exigem investimentos maiores, tiragens bem maiores para chegar a mais sítios com o Público, e para rentabilizar os investimentos de promoção. Ou seja, se não funcionar no âmbito duma colecção e dessa gestão de custos, é mais complicado.

      E sim, só a Levoir pode editar DC e Vertigo.

      Eliminar
  7. Manuel Delgado16/3/18 21:55

    E temos a primeira vítima este ano do já internacionalmente famoso “efeito dc”, com dois capítulos 2 neste volume. Apita apita o comboio! Rumo ao 36!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...