Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

11/09/2017

Todo Los Profesionales

Um outro lado da ‘historieta’

“Cobrabas el cheque de Selecciones Ilustradas por haber estado dibujando historietas todo el mes (…) sabias que eras un DIBUJANTE de CÓMIC PROFESIONAL.”
Do prólogo de Josep M.ª Beà

No início dos anos 60, Josephh Toutain, um dos grandes nomes dos ‘tebeos’, ‘descobriu’ a pólvora: criou (mais) uma agência para produzir bandas desenhadas (por atacado) para Espanha, França, Inglaterra…
Esses anos loucos são evocados, com muito sentimento e humor, por Carlos Giménez, um dos desenhadores que os viveu.
De alguma forma, Todo Los Profesionales - nesta edição integral, volumosa e bem pesada! - pode ser encarado como um complemento de O Inverno do Desenhador, pois retrata sensivelmente a mesma época - e uma mesma realidade: a situação dos desenhadores de BD na Espanha franquista, nos anos 60.
A abordagem, quer gráfica, quer temática é, no entanto, completamente distinta. Em Todo Los Profesionales, Carlos Giménez faz brilhar o seu traço a preto e branco, caricatural, ágil e nervoso, suficientemente pormenorizado e bastante expressivo para dar vida aos protagonistas - ‘clonados’ dos originais - profissionais do desenho na agência Creaciones Ilustradas.
Nomes ficcionais, anedotas retratadas reais, assevera Giménez, no início de um retrato de tempos duros mas inolvidáveis em que se multiplicavam as partidas, em que a cumplicidade total só tinha equivalente na maldade com que conseguiam brindar-se uns aos outros, em que desenhar ou copiar por cima eram praticamente sinónimos, em que o objectivo, antes de intuitos artísticos ou literários, era produzir, produzir sem parar, pranchas e mais pranchas, para corresponder às muitas encomendas e poder cobrar o respectivo cheque.
Estratagemas, truques, partidas, ambições, desânimos, ‘tias’, ‘chicas’, surpresas e sustos sucedem-se ao correr das páginas, quase sempre bem-dispostas, compondo um retrato impressivo, mas também carinhoso, e - hoje - quase inacreditável, de uma profissão, mas levantando também um pouco o véu para a realidade social que rodeava aqueles profissionais.

Todo Los Profesionales
Inclui os álbuns Los Profesionales I a V e Rambla arriba, Rambla abajo
Carlos Giménez
Prólogo de Josep M.ª Beà
Debols!llo
Espanha, Abril de 2011
210 x 210 x 40 mm, 664 p., pb, capa mole
ISBN: 978-84-9908-944-7
19,95 €

(clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...