Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

14/09/2017

Clifton #23: Just Married!

Os heróis também casam




Em tempos, na vida dos heróis, só havia certeza de duas coisas: nunca morrem e nunca casam.
Há muito que esta situação mudou e, depois da vaga casamenteira dos anos 70/80 e das mortes sucessivas que as histórias de super-heróis tornaram banais, agora chegou a vez do fleumático coronel Clifton ter que dar o nó.
“Ter”, é o verbo certo, como descobrirão aqueles que se aventurarem no mais recente álbum do militar reformado/detective que muitos descobriram nas páginas da revista Tintin e que regressa agora na escrita polivalente e omnipresente de Zidrou, que actualmente escreve argumentos como quem escova os dentes. Ou mais!
A sua abordagem a Clifton assenta nos padrões tradicionais que definiram a personagem desde a sua criação pelo grande Raymond Macherot há já quase 60 anos, fortalecido pela galeria de secundários fortes e recorrentes na série, com destaque para a cada vez mais temperamental Miss Partridge, o sempre distante - mas pontualmente surpreendentemente próximo - general Clifton, progenitor do protagonista, ou Napoleón Bonaparte XI, como vilão de serviço.
A par disso, Zidrou, através de flashbacks cirurgicamente entremeados com a narrativa base, desvenda as razões para o celibato de Clifton bem como algumas outras questões da sua adolescência que moldaram a sua personalidade e fizeram dele o que hoje conhecemos. Atreve-se ainda, de forma moderada, a introduzir uma lufada de ar fresco pelo ligeiro apimentar das diferentes relações e de alguns momentos específicos e uma série de gags ou ideias muito bem conseguidas - como a conversa pai/filho na véspera do casamento ou a essência do plano de Napoléon XI - numa história leve e divertida que começa com a previsão de uma vidente, obriga o protagonista a frustrar um maquiavélico e retorcido plano, critica mordazmente de passagem o jornalismo tablóide, vinca os efeitos da passagem do inexorável tempo e conclui, com pompa e circunstância, com a ansiada cerimónia que o título e a capa desde logo anunciam…

Clifton #23: Just Married!
Zidrou (argumento)
Turk (desenho)
Le Lombard
França, 1 de Setembro de 2017
222 x 295 mm, 48 p., cor, capa dura
EAN: 9782803670093
10,95 €

(imagens disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...