Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

03/09/2017

399.ª Tertúlia BD de Lisboa





(nota informativa disponibilizada pela organização)
5 de Setembro de 2017
Convidado especial: Fábio Veras
R. Portas de santo Antão, nº 58 - Lisboa
Nasceu a 1997, em Lisboa. Desenha desde que se lembra. No ensino primário, costumava rabiscar os seus personagens preferidos com os seus colegas. O seu particular gosto no desenho verifica-se quando os seus amigos da escola deixam de desenhar com tanta frequência, enquanto este se mantém um desenhista assíduo.
Levara, muitas vezes, raspanetes dos professores por desenhar nos cadernos e nas mesas.
Foi a partir do 6º ano de escolaridade que a banda desenhada seria o seu propósito na vida, apesar de antes já se ter familiarizado com as revistas tanto da Marvel e DC, como das revistas franco-belgas, Asterix, Tintin, Lucky Luke e Marsopilami, da revista Spirou, são algumas delas.
As suas influências são aos montes mas alguns artistas terão tido mais presença no seu percurso até agora, como Dave Mckean, Mike Mignola, Jeffrey Jones, Victor Ambrus, Artem Krepkij, Dino Battaglia, Sergio Toppi, Nicolas Nemiri, Moebius, e muitos outros.
Até o ano de 2015, não muito se teria passado se não, o percurso normal de um estudante obcecado pelos seus sonhos, até que finalmente começa a frequentar a licenciatura no curso de Desenho na faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Nesse mesmo ano, prossegue com alguns dos seus projectos até então bem guardados na gaveta, entre eles, uma BD em plataforma online.
Entre os restantes trabalhos, conta-se a participação no concurso nacional de banda desenhada do Amadora BD, no qual foi o 1.º colocado; a participação com uma BD de prancha única para a CoopAzine no âmbito da mostra Internacional de fanzines de Paio Pires; a contribuição com uma história inédita de 4 pranchas, intitulada “Eu mato Super-Heróis” no blogue de divulgação e crítica “Divulgando BD” e mais recentemente a elaboração de uma BD para a edição n.º 5 da revista H-alt assim como a capa da edição especial deste ano.

Os projectos para o futuro já são muitos. Por agora ainda não serão divulgados mas prometem-se várias novidades nos próximos anos.

 

 
(imagens disponibilizadas pela organização; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...