Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

08/08/2017

World of Tanks: Roll Out

Cruza e volta a disparar





Num mundo globalizado que tornou comum os cruzamentos entre os diversos tipos de entretenimento, uma adaptação em BD do videojogo World of Tanks, é apenas mais um exemplo - que chamou a minha atenção, por ter na sua ficha dois nomes grandes dos comics: Garth Ennis e Carlos Ezquerra.
História de dois tanques e das respectivas tripulações, uma inglesa, outra alemã, evocou em mim memórias de muitas leituras dentro desta temática - a II Guerra Mundial - que fiz – e eram vulgares em publicações de cariz popular - nos anos 70 e 80. E que, como a maior parte delas, entreteve enquanto não cheguei ao fim, para não deixar mais que uma desvanecida memória.
No caso presente, quem esperar - como eu esperava - pela insanidade e violência que são a imagem de marca de Ennis, ficará desiludido perante uma narrativa linear e até simplista, passada na Normandia no pós-Dia D,  centrada na defesa do território pelos tanques alemãs face aos avanços dos blindados dos aliados. Algumas questões humanas, abordadas por Ennis, sobre o posicionamento daqueles soldados face à ferocidade a que a guerra obriga, beneficiam e melhoram a estrutura narrativa e o seu conteúdo, sem mesmo assim a elevar a um estatuto superior ao de leitura simpática e leve, a não ser, talvez, para os fãs do videojogo, cujos aspectos fundamentais poderão (re)encontrar aqui.
Para ajudar - ou não - Ezquerra, com o seu habitual traço duro e sujo, adequado ao relato, apenas desenha os dois primeiros comics, sendo depois substituído pelos irlandês P. J. Holden nos três restantes, com evidente prejuízo, já que o seu traço mais limpo e mais caricatural, retira impacto e peso dramático ao que o leitor vê desenrolar perante os seus olhos.

World of Tanks: Roll Out
Inclui World of Tanks: Roll Out #1 a #5 (EUA, 2016/17)
Garth Ennis (argumento)
Calos Ezquerra e P. J. Holden (desenho)
Michael Atiyeh (cor)
Panini
Espanha, Maio de 2017
170 x 260 mm, 120 p., cor, capa mole com badanas
ISBN: 9788490949443
12,95 €

(clicar nas imagens, provenientes da edição original norte-americana, para as aproveitar em toda a sua extensão)

2 comentários:

  1. Boas Pedro, sei que a gaffe não é tua, é mesmo da editora em causa mas o nome correcto do segundo desenhador é P.J. Holden em e não j.p.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Eskorpiao, tens toda a razão... e a Panini espanhola não! Será que vem aí autocolante? ;)
      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...