Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

02/08/2017

Homem-Aranha #1

Bom início




Depois da sua experiência com a banda desenhada Disney - ou a par dela, mesmo que noutros moldes? - esta é a segunda incursão a sério da Goody na banda desenhada, trazendo de novo, para as bancas e quiosques nacionais, heróis populares – no caso os super-heróis da Casa das Ideias.
E o mínimo que se pode dizer é que começou bem.

A edição
Com bom formato, consistente (embora a capa pudesse ser um pouco mais dura), apresenta papel de gramagem aceitável e brilho médio, que funcionará melhor numas histórias do que noutras, e tem boa impressão.
Apresenta-se à venda envolta numa película plástica que protege a edição mas impede o folhear. Falha na legendagem, que podia ser mais cuidada, mas esta será, possivelmente, consequência de prazos apertados…
Quase um TPB, que só é considerado revista pela distribuição, periodicidade e gramagem do papel.
Pessoalmente preferiria uma capa ‘mais BD’ e ‘menos cinematográfica’, mas não questiono  a qualidade da arte de Alex Ross nem a sua popularidade…
A relação qualidade/preço é bastante boa. Numa comparação com as edições especiais que a Panini espanhola editou há três anos, por exemplo, o valor de venda é inferior entre 2 a 4 €, ou seja 18 % a 35 % menos.
Num momento em que a edição de BD em Portugal vive um período de grande pujança e está em curso, a duas velocidades, uma colecção Marvel em capa dura com 60 volumes, a cautela aconselharia periodicidade quinzenal em vez de semanal? Só o futuro o dirá.

A distribuição
Com 5000 exemplares de tiragem e o conhecimento que as edições Disney proporcionaram, a distribuição - um dos grandes pecadilhos da triste aventura espanhola - só poderá correr melhor. Para já, bancas e quiosques (seleccionados?), Continente e lojas Note vão receber as novas revistas Marvel. No primeiro dia de distribuição estava disponível na meia dúzia de locais onde passei.
A inclusão de um folheto que possibilita a encomenda prévia das revistas é (mais) um ponto positivo.

O conteúdo
Será variado e variável, consoante a origem - e são várias as revistas em que as  novas revistas Homem-Aranha e Os Vingadores se vão alimentar: Spider-Man, The Amazing Spider-Man, Spider-Man/Deadpool, Avengers, All-New, All Different Avengers e The Uncanny Avengers - mas penso que o conteúdo deste Homem-Aranha #1 foi bem escolhido. Falta-lhe, no entanto, um texto introdutório que permitisse aos leitores situarem-se melhor na realidade actual do aracnídeo (neste caso) - e dos Vingadores, na revista que estará à venda na próxima sexta-feira.
Quanto às histórias publicadas, Aprender a escalar, proporciona uma viagem pelo período de aprendizagem de Peter Parker, muitas vezes sob uma perspectiva diferente, revisitando muitos dos momentos marcantes da sua progressão, da origem até ser o super-herói que hoje (re)conhecemos. O traço de Ramón Pérez não será consensual, mas depois de alguma estranheza até funciona bem, fazendo de alguma forma a ponte com o do Homem-Aranha de Ditko.
Quanto à emotiva O que faria o Homem-Aranha?, mostra o seu lado a um tempo popular e humano e a sua influência nos outros e em especial nos fãs.

O balanço final
Um bom início, prometedor, embora com aspectos a corrigir, naturalmente.
A existência de um plano editorial definido para 10 edições e o propósito de publicar - tanto quanto possível - arcos fechados em cada número dá algumas garantias aos leitores, mesmo aos eventuais. E facilita a quem quiser fazer a passagem das edições brasileiras, que continuam a ser distribuídas em Portugal, para estas.
Como sempre, a última palavra caberá aos leitores. A sua adesão - ou não – definirá o futuro deste projecto, para já garantido quase até ao Natal.
Mais um, a alargar a oferta de banda desenhada - muito ampla - neste momento disponível.

Homem-Aranha #1
Inclui: Amazing Spider-Man: Learning to crawl (2014) #1.1-1.5; Amazing Spider-Man (2014) #1 (Amazing Reality)
Aprender a escalar
Dan Slott (argumento) e Ramón Pérez (desenho)
Amazing Spider-Man #700.5: (What would Spider-Man do?)
O que faria o Homem-Aranha?
Kevin Grevioux (argumento)
Lee Weeks (desenho)
Goody
Portugal, 28 de Julho de 2017
170 x 260 mm, 128 p., capa mole, lombada quadrada, quinzenal
7,90 €


(imagens disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

5 comentários:

  1. Concordo consigo Pedro
    Boa edição sem duvida, historia que realmente apresenta o spiderman a novos leitores e com arte bem melhor que a fase superior com o humberto ramos :D
    O Volume irá trazer o Miles Morales e as historias são bastante interessantes no entanto quando irá sair o volume DeadPool/Spiderman?
    Espero que este impulso realmente consiga vender bem para haverem mais edições deste género
    Boas Leituras a todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Shazam,
      O Miles Morales surge já no Homem-Aranha #3; o Deadpool só mais lá para a frente...
      E é bom que estas revistas - como todas as edições - encontrem o seu público para todos podermos beneficiar.
      Boas leituras!

      Eliminar
  2. Qualquer semelhança entre Clash e Spot/Mancha não é coincidência.

    https://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/b/bf/Spiderspot.png/200px-Spiderspot.png

    http://www.oocities.org/marvel_oops/spot/spec_spiderman100.jpg

    http://www.agonybooth.com/wp-content/uploads/2016/05/spidermanthespot.0202.jpg na tv

    tal como em Gotham toda essa tecnologia na décadas 60/70 tornam a historia estranha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Semelhanças??? Se nem os poderes são os mesmos...se fores por aí, então a lista de ''personagens com semelhanças'' vai ser enorme, a começar logo no Super Homem:
      "...when I did the version in 1934, (which years later, in 1938, was published, in revised form, in Action Comics #1) the John Carter stories did influence me. Carter was able to leap great distances because the planet Mars was smaller that the planet Earth; and he had great strength. I visualized the planet Krypton as a huge planet, much larger than Earth; so whoever came to Earth from that planet would be able to leap great distances and lift great weights."

      Eliminar
  3. É a copia deste volume:

    https://www.goodreads.com/book/show/22259485-amazing-spider-man-vol-1-1

    http://marvel.com/comics/collection/45801/amazing_spider-man_vol_1.1_learning_to_crawl_trade_paperback

    "Collecting AMAZING SPIDER-MAN (2014) #1.1-1.5 and material from #1."

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...