Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

21/03/2017

Bernie Wrightson (1948-2017)









O desenhador norte-americano Bernard Albert “Bernie” Wrightson, especialista em comics de terror, faleceu ontem, aos 68 anos, vítima de um cancro no cérebro. O anúncio foi feito pela esposa, Liz, no site oficial do autor.

Natural de Dundalk, Maryland, nos Estados Unidos, onde nasceu a 27 de Outubro de 1948, Bernie Wrightson assistiu a aulas televisivas de ilustração e fez um curso por correspondência, antes de dar os primeiros passos como ilustrador no jornal “The Baltimore Sun”, em 1966.
Em 1968 começou a colaborar como freelancer para a DC Comics, especialmente em histórias de terror, graças aos ambientes que conseguia criar com o seu traço a preto e branco, muito detalhado e expressivo.
Em 1971, teve um dos pontos altos da sua carreira com a criação de “Swamp Thing”, que o “Mundo de Aventuras” estreou em português em 1976, tendo passado igualmente pelas páginas da revista “Selecções do Mundo de Aventuras”.
Escrito por Len Wein, conta a história de um cientista que trabalhava numa fórmula capaz de transformar um deserto numa floresta, que uma explosão provocada por malfeitores transformou num monstro verde, pela fusão do seu corpo com matéria orgânica. Volta para se vingar e tentar regressar ao seu ao normal mas é incompreendido e perseguido pelo seu aspecto.
A preferência pela BD de terror levou-o a trocar a DC pela Warren Publishing, em 1974, onde deu largas à sua arte, quer em histórias originais, quer em adaptações de contos de Edgar Alan Poe ou H. P. Lovecraft. A sua versão do “Frankenstein” de Mary Shelley, datada de 1983, foi muito aclamada e inúmeras vezes reeditada desde então.
Várias vezes premiado ao longo da sua carreira, Wrightson desenhou igualmente personagens como Batman, Green Lantern, Superman, Wonder Woman, Conan, Punisher ou Hulk.

(versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias de 21 de Março de 2017; clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

2 comentários:

  1. Entre os melhores ele era primus inter partes.
    Rip bernie.
    E obrigado pela excelência do seu trabalho.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...