Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

19/01/2017

S.O.S. Meteorologia

Incompreensivelmente





Se os leitores portugueses  de BD ao longo de muitos anos (passados…?) se queixaram - com  toda a razão - das muitas séries franco-belgas deixadas incompletas, As Aventuras de Philip e Francis estão integralmente editadas entre nós, com 3 volumes... em 3 editoras!
Incompreensivelmente?

Incompreensivelmente, sim, porque esta não é uma grande série e a sua exclusão de catálogo após catálogo parece sinónimo de vendas insuficientes…
Apesar disso, As Aventuras de Philip e Francis são incontestavelmente divertidas - e este S.O.S. Meteorologia revela-se a mais bem-sucedida até à data - numa bela sátira aos heróis que lhe servem de base, Blake e Mortimer - o que constitui, curiosamente, o seu principal mérito e debilidade: a necessidade de conhecer o original para as fruir plenamente.
Com capas muito bem conseguidas, explorando bem a misoginia (?) dos heróis criados por Jacobs - que de repente parecem livres para ultrapassar limitações e recalcamentos - satirizando a fleumática polícia britânica, mostrando um Olrik diabólico como nunca e surpreendentemente bem sucedido, embora nem sempre por (ir)responsabilidade própria (!), com um soberbo Nasir e piscadelas de olho que vão para lá da BD, Veys e Barral exploram (e subvertem) bem muitos dos conceitos originais, numa versão pândega (que bem que este termo se aplica aqui!) e bem-disposta de um dos mais austeros clássicos da BD franco-belga.

As Aventuras de Philip e Francis
Volume #3: SOS Meteorologia
Pierre Veys (argumento)
Nicolas Barral (desenho)
Arte de Autor
Portugal, Outubro de 2016
235 x 310 mm, 56 p., cor, capa dura
ISBN: 978-989-99674-1-0
14,50€

(imagens disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...