Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

09/01/2017

Nas bancas: Vingadores - Primordial

(nota informativa disponibilizada pela editora)

VINGADORES: PRIMORDIAL
Argumento de BRAN MICHAEL BENDIS e arte de ALAN DAVIS
“Em tempos recentes, o Universo Marvel passou por um período bastante conturbado. No rescaldo do catastrófico cerco a Asgard, o Capitão América, Homem de Ferro e o poderoso Thor foram dispersos por todos os Nove Reinos. Agora, estes ex-irmãos de armas terão de colocar as suas diferenças de lado, para enfrentar um adversário letal que ameaça destruir toda a existência.”

Ao longo de toda a história dos Vingadores, sempre houve três membros centrais sobre os quais assenta todo o resto da equipa: Capitão América, Homem de Ferro e o poderoso Thor. A coragem destes três heróis apenas é igualada pela dedicação e camaradagem que têm pelos colegas de equipa.
Mas em 2010, o laço que unia os três heróis havia sido quebrado. Devido a uma série de eventos cataclísmicos, nomeadamente a mini-série Guerra Civil, de 2006, o Cap, Homem de Ferro e Thor tinham deixado de se falar. No entanto, o recente cerco a Asgard conseguiu reunir os heróis à volta de um objectivo comum. Depois de terem relutantemente lutado lado a lado, faltava ainda assim algo que os fizesse aperceber-se do quanto precisavam uns dos outros, e de que era necessário perdoar as ofensas do passado. Surge então esta aventura, Vingadores: Primordial. Com a narrativa a começar poucos momentos após o desfecho de Cerco, mostra os três heróis a serem lançados para uma história incrível que os força a trabalhar juntos uma vez mais. Para todos os efeitos, trata-se de uma terapia de grupo para super-heróis, tendo como pano de fundo uma indulgente aventura de fantasia.
Brian Michael Bendis é um argumentista que não necessita de apresentação: um dos principais escritores da Marvel, tem sido também há muitos anos o principal arquitecto da estrutura das grandes sagas da Casa das Ideias. Depois de ter iniciado a sua carreira em títulos indie, em editoras como a Image, Bendis acabaria na Marvel a escrever algumas séries que lhe granjearam grande sucesso, pela sua sensibilidade diferente, mais moderna, e pelos seus diálogos, divertidos, atuais e rápidos, por exemplo em Jessica Jones: Alias. Bendis é também a principal eminência parda por trás da evolução dos Vingadores, desde que pegou na equipa com a história Vingadores: O Último Ato (que já vimos nesta colecção). Desenhada por um dos maiores veteranos da indústria de comics, o britânico Alan Davis - um artista que é dos mais populares entre os fãs, e cujo trabalho tivemos recentemente o prazer de apreciar em Capitão Bretanha, nesta colecção - Primordial é, nas palavras do editor Tom Brevoort, “um evento chave que restabelece o relacionamento entre Steve, Tony e Thor... não tanto para dar o mote para futuras aventuras ou eventos, mas mais para calibrar o espectro emocional das personagens e dos seus relacionamentos. E trata-se, ao mesmo tempo, de uma aventura épica, empolgante e surpreendente por mérito próprio.”

  

 
Volume 34: VINGADORES: PRIMORDIAL
Argumento de BRAN MICHAEL BENDIS e arte de ALAN DAVIS
Este volume reúne os números 1 a 5 de Avengers Prime
136 pgs.,  11,99 €

(clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

(nota informativa só agora disponibilizada pela editora, apesar de o livro já ter sido distribuído a 26 de Dezembro de 2016)

THOR: O ÚLTIMO VIKING
Argumento e arte de WALT SIMONSON
“Testemunhem um conto épico e cósmico do Deus do Trovão! De todos os escritores que passaram pelo herói nórdico, nenhum deixou um legado mais indelével que Walt Simonson. Neste volume encontrarão os primeiros números da sua incrível fase que revolucionaria para sempre as aventuras de Thor na banda desenhada.”
Walt Simonson é um dos grandes exemplos da geração de criadores da Marvel que foi trabalhar na Casa das Ideias depois de ter crescido a ler as primeiras aventuras dos super-heróis da editora, e que os iriam revitalizar e modernizar, preparando a transição para uma era mais amadurecida e de temas mais sofisticados e ambiciosos. A fase épica de Thor a que Walt Simonson presidiu é um dos casos paradigmáticos disso. Impelido por uma paixão genuína pela mitologia nórdica, Simonson tornou-se num grande fã dos primeiros comics de Thor, da autoria de Stan Lee e Jack Kirby, enquanto frequentava a faculdade. Após entrar na indústria, no início da década de 70, já se tinha tornado num dos autores preferidos dos leitores em 1983, quando se viu subitamente ao leme do seu título de eleição. O que se seguiria seria uma fase de 4 anos que transformaria para sempre as aventuras do semideus em banda desenhada. O mito Asgardiano do Universo Marvel jamais voltaria a ser o mesmo. Novos conceitos e personagens, tais como Malekith, Bill Raio Beta e o maravilhosamente ridículo (embora apreciado) Sapo-Thor cimentaram a reputação de Simonson, que é actualmente considerado um dos autores mais influentes das aventuras do Deus do Trovão.
Walt Simonson nasceu em 1946. O seu primeiro trabalho para comics seria em 1973 para a DC, nas páginas de Weird War Tales. Iniciou a sua carreira na Marvel em 1977, tendo trabalhado em inúmeros títulos da editora, como Fantastic Four ou X-Factor. Mas foram sem dúvida os quatro anos que passou à frente da revista de Thor que consolidaram a sua fama na indústria, não só como artista, mas como escritor (Simonson continuaria a escrever as histórias de Thor durante vários números depois de ter deixado de ser o desenhador). Em 2011, teria o prazer de participar num pequeno papel no primeiro filme de Thor, em companhia da sua mulher, Louise Simonson, ela própria uma conhecida argumentista de comics. E em 2014, regressaria aos mitos nórdicos e aos deuses que sempre o fascinaram, com a sua série Ragnarok, editada pela IDW.
Neste volume, apresentamos as primeiras aventuras que desenhou e escreveu, naquela que seria a história inaugural de uma fase mítica e monumental de uma das principais personagens da Marvel.

  

  
Volume 33: THOR: O ÚLTIMO VIKING
Argumento e arte de WALT SIMONSON
Este volume reúne os números 337 a 343 de The Mighty Thor
176 pgs., 11,99 €

(clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

1 comentário:

  1. VINGADORES: PRIMORDIAL esse arco já saiu aqui via Panini em Avante Vingadores:

    http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao-estrangeira/avengers-prime-(2010)-n-1/4391/34352
    http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/avante-vingadores-1-serie-n-48/av01101/92235

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...