Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

16/01/2017

Melhores de 2016: As escolhas dos leitores

   


Melhor Colecção de BD editada com os jornais
Nesta categoria houve um empate. A edição de Sandman e a colecção Novelas Gráficas 2016, foram ambas referenciada com 10 votos cada uma, ou seja 40 % do total. Uma nota ainda para as 3 nomeações da colecção Os Túnicas Azuis.

Melhor Edição de BD publicada em Portugal
Aqui, Miracleman foi o grande vencedor com 12 votos, ou seja 46 % dos votantes escolheram esta edição. Isto apesar da oposição de dois outros clássicos: V de Vingança (6 votos) e Watchmen (5 votos) que ficaram a alguma distância.
Nesta categoria foram nomeadas 21 obras diferentes, o que é representativo da diversidade e da qualidade das edições lançadas em Portugal no ano passado. 

Melhor Obra de BD de Autor Português.
Numa categoria em que quase metade dos participantes não votou, Os Vampiros arrasou completamente a concorrência: 13 dos 15 votos expressos (87 %). E apenas mais duas obras foram referidas: A Lei da Selva e Crónicas da Comic Con.

A título de curiosidade - e não mais do que isso - referir que a Levoir foi a editora com mais nomeações (9), seguida da G. Floy (6) e ASA (4). Arte de Autor, In, Planeta, Polvo e Salvat tiveram uma nomeação.

Resta agradecer aos 26 leitores (e editores!) que participaram nesta votação e desejar a todos BOAS LEITURAS em 2017! 

(clicar nas imagens para saber mais sobre as obras)

10 comentários:

  1. E nem uma referência à Devir?...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui consultar os votos no anterior post, e ninguém nomeou qualquer livro da Devir. É meio surpreendente que pelo menos o Liga de Cavalheiros: Século não tenha recebido nenhum voto, mas por outro lado... quem o iria nomear no ano em que saíram Watchmen, V de Vingança, ou Miracleman?

      Eliminar
    2. O From Hell, a ser bem realizado, é um forte candidato a melhor obra de 2018...

      Eliminar
    3. A ligas de cavalheiros extraordinários devia de facto, ser nomeada, por lá andaram os James bond.connery,craig e Moore ou brosnan. Os mais atentos que os deterem e identifiquem. Também aqui marcaram presença harry Potter e Mary pompons entre outros...
      Uma edição fora de série para 2017 seriam os wednesday comics. Não acha,José de Freitas?

      Eliminar
    4. Correção, detetem, poppins.
      A escrita inteligente faz me cometer erros...

      Eliminar
  2. Concordo com o anonimo se o from hell realmente sair e em principio está em bom caminho para que isso aconteça será uma grande obra editada em 2017
    Claro que também podiamos referir paper girls que está muito bom como uma das melhores series editadas já em 2017 se bem que tenho a edição da comic con de 2016 apesar de nas fnacs só estar disponivel este mês..
    A devir no entanto deve aumentar o catalogo com mais series da image este ano resta ver o que virá por aí :)

    ResponderEliminar
  3. 1 que eu queria ver este ano mas duvido que saia é Ronin.

    ResponderEliminar
  4. Optimus isso sim era uma grande obra também a ser editada em 2017 juntamente com CAMELOT 3000 numa coleção das novelas graficas encaixavam que nem uma luva
    seria muito pedir o frequencia global do warren ellis? :D

    ResponderEliminar
  5. Finalmente encontrei Os vampiros e estive a lê-lo. Não tenho grandes dúvidas que será uma excelente obra de BD. Baseada na história recente de Portugal, usa um cenário da guerra colonial (dita, da libertação pelos movimentos africanos), para mostrar algum do absurdidismo de uma guerra, nomeadamente, do sofrimento dos soldados que a têm de travar e das suas razões. Fui à procura do significado de Owenga (palavra muitas vezes repetidas na obra, e dei com isto: "OWENGA

    (Oh-WING-ah)
    Variations: Owang
    In Guinea, Africa, there is a type of vampiric REVENANT that is created when a person dies of a broken heart. The owenga lies in its grave making its plans for revenge, leaving only when it has decided upon a complete plan of action. When it rises it looks like a person with a single blood-shot eye. It only attacks or harms the people necessary to fulfill its revenge. Nothing will deter it from seeing its plan through to completion unless it is captured and burned to ash in its grave.
    Source: Maberry, Vampire Universe, 244; Masters, Natural History of Vampires, 48; Volta, The Vampire, 152"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óptima leitura pco69!
      Obrigado pela partilha de mais uma pista de leitura de uma obra que vai muito para lá do que se pode reter numa abordagem superficial...
      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...