Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

12/01/2017

Ca’Nojo!

A tira dos 5R






Já com 34 livros editados em Portugal – sinal evidente de popularidade e sucesso – a tira Baby Blues pode bem ser caracterizada como ‘a tira dos 5R’ – diferentes – mas nem todos! - claro está.

Reestruturar
Tira familiar por excelência, centrada nos (também) 5 McPherson - pai, mãe e três adoráveis (?) crianças – Baby Blues é um bom exemplo de exploração de relações (próximas). Até à exaustão (dos pais), acompanhando o crescimento (muito lento) dos filhos, numa contínua restruturação de um modelo que funciona (tão) bem porque se centra – exacerbando-a? – na experiência dos autores que espelha a de milhões de pais, mães e filhos por todo o mundo.

Rir
(Também por isso), pessoalmente penso que é impossível ler uma destas compilações sem rir ou no mínimo sorrir, mesmo que seja só – só? – porque evocam situações que vivemos, a sós, em casal ou com os filhos, ou ouvimos contar a familiares, amigos, vizinhos, colegas…

Reutilizar e Reciclar
É verdade!
Quando o desenhador, Rick Kirkman, teve um problema familiar que o afastou por algumas semanas do trabalho, Jerry Scott teve que assegurar a tira sozinho. Nalguns casos, pegou em tiras antigas e escreveu novos diálogos; noutros, aproveitou pedaços de diferentes tiras para montar uma nova… Este livro reúne vários exemplos disso e um exercício curioso – e ao mesmo tempo divertido mas também insano! – será procurar as tiras ‘originais’ e comparar com as que Scott reciclou…
Mas é algo que não deixa de ser algo assustador pelo grau de manipulação associado…

Resistir
Termino como comecei. Quando Baby Blues começou a ser publicado em Portugal, em 2001, em pleno boom das tiras diárias em Portugal, teve cinco livros editados no primeiro ano e passou (com distinção) esse período de ‘vacas gordas’, em que foram editados dezenas de volumes de compilações de tiras diárias; agora, 15 anos depois, continua em publicação - apenas com a (boa) companhia de Zits – ‘sinal evidente de popularidade e sucesso’.

Baby Blues #34
Ca’ Nojo
Jerry Scott (argumento)
Rick Kirkman (desenho)
Bizâncio
Portugal, Novembro de 2016
210 x 220 mm, 168 p, pb, brochado com badanas
ISBN: 978-972-53-0588-1
12,61 €

(imagens disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...