Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

30/01/2017

Cadernos de Viagem

As viagens da vida

 “Todas as experiências, boas ou ruins, de algum modo acabam nos fazendo entender que elas fazem parte do caminho para nosso crescimento. (...) A experiência de viver é a maior de todas”
In Cadernos de Viagem

Geralmente associamos a expressão “cadernos de viagem” a um conjunto de esboços feitos durante visitas a algum lugar pelo autor. Aqui, Laudo Ferreira utiliza-a para dar título a uma viagem pelas memórias de Miguel, o protagonista - ou será que são mesmo dele, Laudo?
Este pequeno livro - apenas no formato - revela-se grande, enorme. E não só nas sucessivas vivências do protagonista - em criança, na adolescência, no presente, num futuro possível, na interligação de todas - mas também - e acredito que principalmente - no esforço, na entrega, no despojar, no expor a que Miguel (Laudo Ferreira?) se obrigou para se mostrar - nos mostrar - o que a sua vida foi e/ou podia ter sido.
Nascido numa família economicamente remediada, com um pai rígido que nunca entendeu os seus sonhos (ser desenhador, criar histórias) e uma mãe subserviente que teve sempre o mérito de os alimentar, o protagonista teve que crescer entre o desejo de os concretizar e a obrigação subconsciente de agradar a um pai distante e (quase) incapaz de manifestações de afecto.
Com esta base, ancorado na (sua) experiência (?), Laudo constrói um relato bem ritmado, graças também ao traço ágil, às vinhetas de dimensões generosas e à planificação sem base rígida, apesar do tom inevitavelmente  intimista, em que a exposição serve também de descoberta e de catarse, e onde há ainda um piscar de olho a Dickens, na presença do Miguel do passado, ainda criança; do Miguel do presente, adulto em pleno processo criativo mas, antes, do (re)encontro consigo mesmo, com a companheira que o salvou (de si?) e com o filho que o completa e lhe dá plenitude; e do Miguel do futuro, envelhecido, amadurecido, (finalmente) em paz consigo - projecção do sonho que todos temos para esta viagem que é a vida.

Cadernos de Viagem
Anotações e Experiências do Psiconauta
Laudo Ferreira (argumento e desenho)
Omar Viñole (cor)
Devir
Brasil, Outubro de 2016
170 x 260 mm, 72 p., cor, capa mole
ISBN: 9788575326435
R$ 34,90

(imagens disponibilizadas pelo autor; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...