Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

08/01/2017

As Leituras do Pedro em 2016





2016 foi um ano de grande crescimento editorial e isso reflectiu-se em As Leituras do Pedro que atingiram um número recorde de entradas: 561, confirmando igualmente a tendência de crescimento constante, desde a criação deste blog, em 2009.


Cerca de metade dessas entradas (48 %) foram relacionadas com lançamentos, um pouco mais de um quarto com leituras críticas (28 %) e as restantes dizem respeito a notícias, curiosidades, efemérides, exposições… (24 %).


Gostaria que tivessem sido mais as entradas dedicadas a leituras – As Leituras do Pedro foram criadas para eu divulgar a banda desenhada que leio – mas isso implicaria a diminuição ou mesmo a eliminação do seu lado informativo, que também me parece importante.

Durante 2016 o blog recebeu 334.889 visitantes – tendo totalizado um milhão e meio de visitas mesmo no final do ano – e foram feitos nele 1408 comentários.


No ano passado li 578 edições (correspondentes a 66.919 páginas) das quais cerca de 27 % tiveram reflexo escrito aqui no blog.
A título de curiosidade, dessas 578 edições…
- 59 % eram portuguesas
- 74 % estavam escritas em língua portuguesa ou brasileira;
- 24 % foram leituras repetidas;
- 15 % foram lidas em suporte digital.

Em termos de origem, as minhas leituras distribuem-se geograficamente do seguinte modo:


Agora, depois de uma primeira semana ainda de balanço e de ressaca da quadra festiva, As Leituras do Pedro a partir de amanhã regressarão à sua velocidade de cruzeiro habitual, com eventuais pequenos ajustes em termos visuais de estrutura que irão surgindo progressivamente.

Boas leituras!

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Já que estás a fazer o balanço do ano, deixa-me dar-te os parabéns pelo excelente trabalho que fizeste em 2016 a divulgar bd.

    ResponderEliminar
  3. E para quando a versão em português de:
    http://www.dargaud.com/index.php/bd/Maitre-d-armes-Le

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso está na minha lista de leitura... Mas parece-me difícil sair em Portugal.
      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...