Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

16/11/2016

Zoo de Porrada





Cyanide & Hapiness é o título genérico de um conjunto de tiras humorísticas nascidas online, oportunamente recolhidas em livro. Porque merecem viver para lá do imediatismo da net.

É verdade que nesta inesperada proposta da Devir, por vezes as tiras ou gags roçam o mau gosto – e outras esfregam-se descaradamente nele – mas isso é também fruto da irreverência e do absoluto desprezo de todos os tabus e limites, mostrando que (felizmente) ainda há quem desrespeite o enjoativo ‘politicamente correcto’ hoje em dia tão em voga….
Concedo facilmente que nem todos apreciarão o humor expresso nestas tiras e menos ainda o grafismo básico e repetitivo, mas a verdade é que é assim que Cyanide & Hapiness é – e funciona bem assim! – e este desenho tem pelo menos uma vantagem: não distrai o leitor do que é importante, o humor.
Este, assume todas as cores, do mais esbranquiçado até ao negro profundo, e é aplicado indiscriminadamente, com  enorme nonsense, um invulgar sentido do absurdo e a vontade recorrente de transgredir, chocar ou provocar, sobre o quotidiano, o sexo, a religião, as referências da cultura pop, o exibicionismo, o ‘gore light’, os desvios comportamentais e tudo mais que consigam imaginar, tal como os autores – que são quatro: Kris, Rob, Matt e Dave – fazem, conseguindo resolução e desfecho quase sempre inesperados, bem para lá do que mostram as duas páginas aqui reproduzidas.

Cyanide & Happiness
Zoo de Porrada
Kris, Rob, Matt e Dave
Devir, Portugal, Outubro de 2016
230 x 150 mm, 200 p., cor, capa mole
ISBN: 978-989-559-305-7, 14,99 €

(clicar nas imagens ara as aproveitar em toda a sua extensão)

1 comentário:

  1. Sou adepto deste tipo de bd de tiras comícas. Ontem dei-lhe uma vista de olhos, mas este não me atraiu...
    Mas pronto...
    Nem todos gostamos de sopa...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...