Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

06/11/2016

Leitura Nova/Apresentação: Reportagem Especial





A banda desenhada “Reportagem Especial – Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal” é lançada a 7 de Novembro, às 17h00, no auditório da Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL, C1, piso 3).
O livro foi pensado no âmbito do projecto ClimAdaPT.Local (coordenado pelo grupo CCIAM-cE3c) e dá a conhecer na forma de reportagem gráfica algumas das soluções de adaptação já existentes em Portugal. Será apresentado por Bruno Pinto, autor do argumento. À apresentação segue-se uma conversa sobre o futuro da adaptação às alterações climáticas em Portugal com especialistas de diversas áreas.
Portugal é um dos países da Europa mais vulneráveis aos efeitos das alterações climáticas. A subida do nível do mar, o aumento da temperatura e o aumento da frequência e intensidade de eventos meteorológicos extremos são apenas alguns exemplos de consequências para as quais é necessária uma resposta rápida.
A banda desenhada “Reportagem Especial – Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal” dá a conhecer na forma de reportagem gráfica algumas das soluções de adaptação já existentes em Portugal. Da autoria de Bruno Pinto (argumento), Penim Loureiro (desenho) e Quico Nogueira (cor), o livro acompanha uma jornalista e um repórter de imagem à medida que preparam uma reportagem sobre este tema. Ao longo da narrativa surgem conversas com especialistas, que explicam o que já está a ser feito e quais os próximos desafios. O livro é baseado em histórias e personagens reais e conta com o prefácio de Humberto Rosa (Director para o Capital Natural, Direcção Geral do Ambiente, Comissão Europeia).
Sobre o processo de criação, Bruno Pinto refere: “Foi muito interessante misturar realidade com fantasia, personagens reais e imaginárias, para contar esta história de uma reportagem televisiva que não existiu realmente, mas que esteve para existir. Através desta união da ciência com a arte para abordar o tema da adaptação às alterações climáticas esperamos chegar a um público adolescente e adulto”.
A sessão de lançamento conta com uma conversa sobre alterações climáticas entre especialistas de diferentes áreas. Algumas das presenças já confirmadas são: Filipe Duarte Santos (cE3c), José Paulino (APA – Agência Portuguesa do Ambiente) e André Silva (partido político PAN).
Esta banda desenhada surge no âmbito do projecto ClimAdaPT.Local, coordenado pelo grupo CCIAM-cE3c. Trata-se de um projecto que tem envolvido municípios de todo o país na elaboração de Estratégias Municipais de Adaptação e promovido a sua integração nas ferramentas de planeamento municipal. Por ter sido criada no âmbito do projecto, esta banda desenhada não será comercializada mas sim disponibilizada em formato digital, de forma gratuita, em http://climadapt-local.pt .
Este livro contou já com uma pré-apresentação no Amadora BD – 27.º Festival Internacional de Banda Desenhada, no passado dia 22 de Outubro.



(texto e imagens fornecidas pelo argumentista)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...