Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

09/09/2016

Uderzo – L’Intégrale 1941-1951







(Re)conhecido como desenhador de Astérix e, antes dele, de Humpá-pá, Luc Junior ou Tanguy e Laverdure, Uderzo não nasceu já com um lápis na mão (embora por vezes pareça…) Longe disso, teve de percorrer um longo caminho, feito de aprendizagens e erros, muitas vezes longe da via a que aspirava.
Este integral de grande formato narra boa parte – uma década - desse percurso iniciático, em mais de quatro centenas de páginas que, após a biografia do autor, reúnem praticamente tudo – tudo? – o que ele desenhou profissionalmente nos 10 anos que antecederam a sua ‘verdadeira’ entrada no mundo da banda desenhada.


O primeiro desenho, publicado aos 14 anos, criações esquecidas – ou nunca sequer lembradas, apesar de já revelarem aqui e ali o que na arte de Uderzo estava para vir - como Flamberge, Clopinard, Clodo et son oie, Args Buck, Rolin, Belloy l’Invulnerable, Watoki, Superatomic Z ou a versão ‘uderziana’ do Capitain Marvel Jr. estão reunidos pela primeira vez neste grosso e rico volume, bem como diversos desenhos preparatórios e as (muitas) ilustrações que fez para a imprensa, em especial para o jornal France-Dimanche.
No registo humorístico (que melhor conhecemos) ou num (surpreendente) traço realista, este largo conjunto de bandas desenhadas ou desenhos ilustra um percurso feito a pulso por um dos grandes desenhadores que a BD (nos) revelou e permitem perceber como, na década a seguir, se viria a impor e a chegar ao topo, onde permaneceu até aos nossos dias.

 
 

 

 

Uderzo – L’Intégrale 1941-1951
Philippe Cauvin e Alain Duchêne
Hors Collection
França, Outubro de 2012
297 x 43 x 298 cm, 424 p., pb e cor, capa dura
ISBN: 2-258-09392-9
69,00 €

(imagens recolhidas no site do editor ; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...