Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

06/09/2016

Tex em Cores #30











Respeito pelos leitores poderia ser o (sub)título deste texto. É preciso conhecer o contexto e a edição para saber porquê.

Com todos os problemas que a entrada na União Europeia trouxe a Portugal – e nunca saberemos os problemas que enfrentaríamos se a adesão não tivesse ocorrido – pelo menos uma vantagem tivemos: a estabilidade da moeda e o fim da inflação galopante que marcou os anos pós-25 de Abril.
No Brasil – de onde chegam edições Marvel, DC Comics e da Turma da Mônica, via Panini, e os heróis Bonelli, via Mythos - a realidade é outra e os acontecimentos recentes fizeram com que a paridade entre o real e o dólar e/ou o euro caísse a pique. Com isso, os ‘truques’ tão em voga para obter melhores preços de edição – a começar pela deslocalização – deixaram de fazer sentido (financeiro), com os respectivos custos a subirem astronomicamente.
Com isso – não esquecendo o restante contexto editorial brasileiro em geral e da Mythos em particular – a editora viu-se na obrigação de cancelar – mais uma vez – temporariamente (?) a colecção Tex Edição em Cores, no 30.º volume, este mês distribuído em Portugal.
No total, foram (até agora?) 30 volumes, cerca de 7500 pranchas, os primeiros 13 anos - no que à publicação no formato tiras diz respeito - da longa saga de Tex, alimentada por Gianluigi Bonelli e Aurelio Galleppini.
Edição histórica e documental, merece uma leitura atenta balizada por mais de 50 anos de idade e pelo contexto que - para o bem e o mal – então imperava.
Se as 240 páginas fixas de BD por volume obrigaram a Mythos, quase sempre, a apresentar histórias partidas a meio, desta vez, houve o cuidado – e o respeito pelos leitores/coleccionadores - de concluir a narrativa em curso, mesmo que isso tenha implicado mais umas 40 páginas que os restantes volumes.

Nota final
Notícia mais recente, vem corroborar esta ideia. O Tex Colecção #407 foi impresso com páginas repetidas e/ou fora de ordem, pelo que a Mythos anunciou que uma nova edição da revista – já correctamente paginada e impressa – será oferecida juntamente com a edição Tex Colecção #410. Não fossem tantos os exemplares existentes e esta seria uma peça a disputar pelos fanáticos do ranger – e não só…

Tex Edição em Cores #30
A 13.ª Múmia
Gianluigi Bonelli (argumento)
Aurelio Galleppini (desenho)
Mythos Editora
Brasil, 2016
160 x 210 mm, 290 p., cor, capa mole
R$ 39,90 / 18,00 €

(clicar nas imagens para as apreciar em toda a sua extensão)

2 comentários:

  1. paulo pereira6/9/16 21:07

    Boa noite, aproveitando um pouco este tema, consegue me dizer se a seguinte colecção sofreu dos mesmos males:
    Ken Parker Magazine /Cluq - Clube dos Quadrinhos
    http://www.guiadosquadrinhos.com/capas/ken-parker-magazine/ke161104

    Com os melhores cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulo,
      Não conheço fisicamente esta edição, mas pelo que pude ver online, ela inclui episódios (mais ou menos) autoconclusivos, embora juntos formem uma única história (como acontece com os primeiros 4 números da colecção).
      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...