Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

05/09/2016

Southen Bastards #2







Interregno.
Esta parece-me a melhor palavra para definir este segundo tomo de Southern Bastards que se inicia com o funeral de Earl Tubbs, para mergulhar de seguida nos jogos, mexericos e movimentações em torno da equipa de futebol (americano) do condado de Craw.

Reflexo da cidade onde está sediada, a equipa espelha nela o racismo, a intolerância, a segregação e a violência reinantes. Mas, como raio de esperança – que o futuro se encarregará duramente de negar – é também esse futebol que faz sonhar, permite subir (socialmente) e passar para o outro lado da dura (ir)realidade quotidiana. Mesmo que o preço a pagar possa parecer – seja? – demasiado alto, mesmo para os sacanas que protagonizam o relato.
Em Sangue e Suor, Jason Aaron e Jason Latour continuam a traçar um relato duro, acusador e inflexível do Sul (doentio) em que nasceram – num ajuste de contas? – e, no interregno que aqui propõem, aproveitam para fundamentar o conceito e aprofundar algumas das personagens, com destaque para o (todo-poderoso) Euless ‘Coach’ Boss que põe e dispõe dos seus concidadãos – e, como já sabemos, não só.
Tal como no primeiro volume – e igualmente com sabor a pouco - apenas nas paginas finais temos (mais um) vislumbre da filha de Tubbs – Berta, sabemos agora – mais uma vez protagonista adiada e cuja (eventual próxima) chegada ao condado de Craw – ‘o único sitio pior que o Afeganistão’ – promete desafiar e subverter a (des)ordem estabelecida e levar a narrativa para um outro patamar, no mínimo igualmente desafiador e estimulante.

Southern Bastards
Volume 2: Sangue e Suor
Reúne os números #5 a #8 de Southern Bastards
Jason Aaron (argumento)
Jason Latour (desenho)
G. Floy
Portugal, Agosto de 2016
175 x 260 mm, 112 p., cor, capa dura
ISBN: 978-84-16510-18-4
PVP: 9,99 €
(Clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

3 comentários:

  1. Muito bom mesmo ja li os dois e adorei.Sabem quantos volumes é composta esta série e quando vão sair?
    saudações

    ResponderEliminar
  2. Boas, a série ainda está a sair e em continuação nos EUA, e não sei se tem data ou número marcado para terminar. Neste momento, nos EUA, saiu o #14, e está previsto para Novembro o lançamento do #15. Os primeiros volumes reúnem 4 comics individuais, ou seja, em Portugal saíram os #1-8 (em dois volumes). Nos EUA já foi lançado o volume 3 (que reúne os #9-14), o maior da série. O volume 3 sairá em Portugal lá para Março/Out, e nessa altura não estaremos muito longe das datas de lançamento americanas (duvido que o volume 4 saia antes de finais de 2017).

    ResponderEliminar
  3. Boas, a série ainda está a sair e em continuação nos EUA, e não sei se tem data ou número marcado para terminar. Neste momento, nos EUA, saiu o #14, e está previsto para Novembro o lançamento do #15. Os primeiros volumes reúnem 4 comics individuais, ou seja, em Portugal saíram os #1-8 (em dois volumes). Nos EUA já foi lançado o volume 3 (que reúne os #9-14), o maior da série. O volume 3 sairá em Portugal lá para Março/Out, e nessa altura não estaremos muito longe das datas de lançamento americanas (duvido que o volume 4 saia antes de finais de 2017).

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...