Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

21/09/2016

Leitura Nova: O Árabe do Futuro #2









O Árabe do Futuro 2 – Ser Jovem no Médio-Oriente (1984-1985), de Riad Sattouf estará disponível nas livrarias a 27 de Setembro.
Filho de pai sírio e mãe francesa, Riad Sattouf conta-nos em O Árabe do Futuro a sua infância e juventude em pleno Médio Oriente.
No primeiro volume, publicado pela Teorema em 2015, o pequeno Riad relata-nos a sua história no período 1978-1984, altura em que viveu entre a Líbia, a França e a Síria.
Neste 2.º volume, que cobre o primeiro ano de escola na Síria (1984-1985), o autor e protagonista aprende a ler e escrever em árabe, descobre a família do seu pai e, apesar dos seus cabelos loiros e de duas semanas de férias em França com a mãe, esforça-se por se tornar um verdadeiro sírio e assim satisfazer o seu pai.
A vida campesina e a rudeza da escola em Ter Maaleh, as compras no mercado negro de Homs, os jantares em casa do tio, que é um general megalómano próximo do regime, os passeios na parte velha da cidade de Palmira: este segundo volume mergulha-nos no dia-a-dia alucinante da família Sattouf sob a ditadura de Hafez Al-Assad.
O primeiro volume alcançou um assinalável sucesso mundial, tendo sido publicado em 16 países e galardoado com inúmeros prémios, entre os quais os importantes:
- FAUVE D’OR para “Melhor Álbum do Ano” no Festival Internacional de BD de Angoulême 2015
- GRANDE PRÉMIO RTL 2014 para o “Melhor Livro de BD do Ano”.
- PRÉMIO PARA A MELHOR BD no Festival do Livro de Saint-Étienne 2014
- L.A. TIMES BOOK AWARD 2016
Foi ainda nomeado para o prestigiado EISNER AWARDS, na categoria “Melhor Obra Baseada em Factos Reais”.
O segundo volume encontra-se vendido em 14 países e as vendas combinadas de ambos os volumes ultrapassam já, em França, os 700.000 exemplares.

 

RIAD SATTOUF
De origem franco-síria, Riad Sattouf nasceu em Paris em 1978. Passa a sua infância na Argélia, na Líbia e na Síria, onde recebe uma educação muçulmana. Regressa a França com 12 anos de idade, prosseguindo os seus estudos primeiro em Cap Fréhel e mais tarde em Rennes, onde cursa a Escola de Belas-Artes.
É actualmente um autor de BD de grande sucesso, tendo assinado, entre outras obras, Retour au collège, Pascal Brutal (Fauve d’or 2010) ou La vie secrète des jeunes, que publicou semanalmente em “tiras”, entre 2004 e 2014, na revista Charlie Hebdo.
É igualmente um (re)conhecido cineasta, tendo realizado Les Beaux Gosses, galardoado com um César para o Melhor Primeiro Filme em 2010, e Jacky au Royaume des Filles, que estreou em França nos inícios de 2014.

O Árabe do Futuro 2
Ser Jovem no Médio-Oriente (1984-1985)
Riad Sattouf
Teorema
ISBN - 978-972-47-5095-8
160 páginas
PVP C/ IVA 19,90 €

(texto e imagens disponibilizados pela editora; clicar nas imagens para as apreciar em toda a sua extensão)

1 comentário:

  1. Não querendo desmerecer a obra (de que gostei muito do primeiro e estou bem satisfeito pela edição do segundo em português), ele teve a "sorte grande" com a explosão de refugiados sírios que chamou exponencialmente a atenção para o país e para estes livros.
    nota) o primeiro volume vendeu acima dos 200000 exemplares em França... independentemente da razão, é obra!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...