Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

27/04/2016

Batman: O Regresso do Joker







As palavras ‘O regresso de…’ associadas a histórias de super-heróis, fazem com que fique sempre de pé atrás, temendo a enésima ressurreição do herói/vilão recém-mediaticamente falecido.
No caso presente esses receios são infundados.

Não porque esta história não seja sobre (mais) um regresso, mas porque ele é superiormente orquestrado por Scott Snyder e Greg Capullo.
A actual narrativa, situa João Miguel Lameira na introdução, surgiu ‘na sequência da reformulação das revistas do universo DC com o lançamento da linha Novos 52’, logo após Corte das Corujas/Cidade das Corujas – já publicada nesta colecção Super-Heróis DC – e após uma ausência do Joker ‘das páginas da principal revista do Batman durante um ano’.
Por isso, o actual ‘regresso’ saúda apenas a (re)aparição do vilão nas páginas da revista, sem estar associado a qualquer acontecimento (mais) nefasto (!) da sua existência, para além de um longo afastamento para preparar (mais) uma vingança após (mais) uma fuga do asilo Arkham. De forma marcante e com características muito perturbadoras: arrancou a pele da própria face e deixou-a no seu lugar, como somos esclarecidos em O Rosto Revelador, a curta narrativa que abre este volume e marca o tom geral que predomina no livro, bem mais próximo do terror puro do que do registo de super-heróis.

  

Nele, um Joker desfigurado – por força da face desenhada nas ligaduras ensanguentadas que lhe cobrem o rosto sem pele… - mais (lucidamente) louco do que nunca – e eu sei que isto soa a lugar comum - inicia uma violenta vingança contra os seus inimigos de sempre – Batman, Jim Gordon, Asa Nocturna… - reencenando alguns dos seus crimes mais ‘famosos’, com variações – nem sempre subtis - doentiamente violentas, parecendo estar sempre um – ou mais… - passos à frente do Batman, atraindo-o inexoravelmente para o Asilo Arkham – ao fim e ao cabo a sua verdadeira casa, o lugar onde se sente mais seguro e à vontade? - onde terá lugar o (longo) acto final.
As sucessivas evocações de histórias antigas – através dos crimes reencenados e das alusões nos diálogos (doentiamente) negros - e o crescendo de horror e violência que o Joker impõe, criam o clima de verdadeiro thriller de terror, entre o psicológico e o visualmente escabroso, que, no entanto, obriga o leitor a ler sem parar, enquanto o Batman tenta a todo o custo manter a lucidez e a fronteira que, apesar de tudo, o separa do Joker, mesmo sabendo que isso pode custar a vida – ou a sanidade…? - àqueles que lhe são mais próximos.

  


Batman: O Regresso do Joker
Inclui Batman (Vol. 2) #13-17 e The Tell-Tale Face, Detective Comics (Vol. 2) #12
Scott Snyder (argumento)
Greg Capullo (desenho)
Levoir
Portugal, 21 de Abril de 2016
175 x 265 mm, 152 p., cor, capa dura
9,90 €

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...