Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

06/11/2015

Leitura Nova: O Pugilista







HERTZKO HAFT, judeu polaco, não tinha ainda 16 anos de idade quando iniciou o seu calvário pelos campos de trabalho forçado e pelos campos de extermínio nazis. Chegou a estar em Auschwitz onde, para diversão dos oficiais das SS, teve de lutar boxe contra outros prisioneiros. Rodeado de desumanidade, violência e morte, não lhe restava outra escolha que não fosse vencer.
Reinhard Kleist transformou as perturbadoras memórias de Hertzko Haft num romance gráfico fascinante e complexo. Desde as traumáticas experiências nos campos de concentração, passando pela emocionante fuga e pelo confuso período pós-guerra, até ao recomeço como pugilista profissional nos Estados Unidos da América, onde enfrentou o lendário Rocky Marciano, O pugilista é o retrato de alguém que conseguiu sobreviveu a todas as provações.

O autor
Reinhard Kleist nasceu em 1970, perto de Colónia, na Alemanha. Em 1996, após a conclusão dos estudos em Artes Gráficas e Design na Escola Técnica Superior de Münster, mudou-se para Berlim, onde divide um estúdio com os também autores de bd Naomi Fearn, Fil e Mawil. Começou a publicar em álbum ainda estudante, em 1994. De entre os seus trabalhos, muitos deles premiados, destacam-se Lovecraft, Amerika, Jonnhy Cash: uma biografia, Havanna, ou Castro. Entre Março e Setembro de 2011, publicou O pugilista em capítulos no jornal Frankfurter Allgemeine. O álbum sairia em 2012 e seria galardoado, em 2013, com as seguintes distinções:
- PENG! para Melhor Álbum em Língua Alemã, no Festival de Banda Desenhada de  Munique;
- Grande Prémio do Lyon BD Festival;
- Prémio Alemão de Literatura Infanto-juvenil na categoria Não-Ficção.
Além de autor de bd, Kleist trabalha como ilustrador. Em 2010 desenvolveu, entre outros projectos, uma edição do suplemento do jornal Süddeutsche sobre o tema “genocídio”.
Edição: Polvo
Autor: Reinhard Kleist
Data: Novembro de 2015
Formato: 170 x 240 mm
Páginas : 192, a preto e branco
Capa: a cores, com badanas
PVP (IVA incluído): 14,99 euros
ISBN: 978-989-8513-44-1

Apresentação
AmadoraBD 2015
07 de Novembro (Sábado) às 16h30
Fórum Luís de Camões
Brandoa, Amadora
COM A PRESENÇA DO AUTOR

Desenho ao Vivo
Numa parceria entre o Amadora BD e o Goethe-Institut Portugal, Reinhard Kleist estará em Portugal no sábado, 7 de Novembro, no âmbito do lançamento da versão portuguesa do álbum “O Pugilista”, da exposição com o mesmo nome, no Fórum Luís de Camões, e da sessão de live drawing que realiza no Musicbox, ao som de um dj set de Marla Singer com músicas de Nick Cave e Johnny Cash.
Bastante ligado ao universo musical, o autor alemão, que nasceu em Colónia (1970) e vive em Berlim, lançou em 2006, "Johnny Cash - I see the Darkness", uma biografia gráfica do músico que foi um sucesso traduzido em 14 línguas e trabalha, neste momento, num livro onde retrata a vida e obra de Nick Cave. É também responsável por todas as ilustrações publicadas no site www.nickcave-comic.com.
“O Pugilista” (“Der Boxer”), agora lançado em Portugal pela Polvo, é um livro sobre um boxer judaico, que foi editado na Alemanha, em 2012. Será apresentado por Reinhard Kleist e pelo editor, Rui Brito, no auditório do Amadora BD, no Fórum Luís de Camões dia 7 de novembro, às 16h30, onde está também a exposição do autor, com trabalhos ligados a este e outros álbuns. Nessa noite, o autor estará no Musicbox, a partir da meia-noite e meia para uma sessão de desenhos ao vivo ao som da discografia de Nick Cave e de Johnny Cash, num set conduzido pela dj Marla Singer. 
Com uma vasta colecção de álbuns editados na Alemanha e outros países, Reinhard Kleist viaja bastante em trabalho. Passou um mês em Cuba, em 2008, onde desenvolveu um livro de desenhos de viagens, publicado nesse mesmo ano e traduzido em grego, chinês e coreano, publicou em 2010, um livro sobre Fidel Castro, também traduzido e editado em várias línguas. Outras viagens acontecem para realizar workshops, nomeadamente México, Brasil, Jordânia, Indonésia, China, Tailândia ou Canadá, em colaboração com o Goethe-Institut. Esteve também, em 2013, com a ARTE TV, num campo de refugiados, no norte do Iraque.
No início deste ano lançou um álbum sobre a atleta da Somália, Samia Yusuf Oma, “Der Traum von Olympia” (Carlsen). Em Berlim, partilha o estúdio com outros autores de BD: Fil, Naomi Fearn e Mawil e, para além de autor de BD, trabalha como ilustrador de publicidade, revistas, animação ou CDs.
Musicbox
6,00€ até às 3h00
9,00€ a partir das 3h00
Rua Nova do Carvalho, 24
1200-292 Lisboa

(Textos e imagem disponibilizados pelo editor e pelo Amadora BD)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...