Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

17/11/2015

Leitura Nova: As Aventuras de Fernando Pessoa, Escritor Universal...






Num texto de apresentação deste livro, Miguel Moreira escreveu que quando verificou qual era a sua vocação artística, lhe pareceu interessante “a ideia de transformar Fernando Pessoa numa personagem de BD”, mas “a dúvida estava em saber que história contar”.
Essa história, que é a que fundamenta As Aventuras de Fernando Pessoa, Escritor Universal…, não é outra do que a própria vida do autor da Mensagem, livro publicado em 1934 pela Parceria A. M. Pereira, isto é, por uma editora que continua, após mais de oitenta anos, a animar as publicações pessoanas.

Hoje, com a colaboração da talentosa e discreta Catarina Verdier, a história já está no papel. Este é um Pessoa que se reconhece e se descobre. Há um poeta byroniano, mas também um menino que faz cócegas à Teca; há um aluno estrangeirado, mas também um adolescente que colecciona selos; há um empregado da Baixa, mas também um jovem que começa a fumar e percebe que precisa de usar óculos… Descobre-se, porque enquanto Miguel sonha Pessoa, retrata- o e revela espaços, a que a Catarina dá cor, vemos momentos que nunca vimos, lemos diálogos que nunca ouvimos, percorremos ruas onde Pessoa não se fotografou.
Miguel e Catarina conseguiram transformar a vida de Pessoa numa aventura, através de um texto bem informado e de uns desenhos sóbrios, com momentos de uma elegância inegável. As Aventuras de Fernando Pessoa, Escritor Universal…, são uma série de animação congelada que nós imaginamos a ganhar movimento, como se tivesse
vida própria.

 

As Aventuras de Fernando Pessoa, Escritor Universal…
Autores Miguel Moreira e Catarina Verdier
Chancela Parceria A.M. Pereira
N.º páginas 176
Largura 240 mm
Altura 340 mm
Espessura 15 mm
ISBN 978-972-8645-86-1
EAN: 9789728645861
23,90 €

(Texto e imagens disponibilizados pela editora)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...