Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

19/10/2015

Homem-Aranha: Regresso às origens














No dia em que chega aos locais de venda o segundo número da Colecção Oficial de Graphic Novels Marvel, deixo um olhar mais atento sobre o livro que a inaugurou.

Comecemos pelo objecto em si. Excelente encadernação, capa cartonada resistente, papel de boa gramagem e boa impressão. Relativamente ao problema da imagem da lombada que tem sido levantado, a parcela do desenho presente neste volume corresponde a parte do primeiro e a parte do segundo em relação à imagem disponibilizada pela Salvat, o que dá a entender que o desenho reproduzido na página oficial da colecção não reproduz exactamente o desenho final das lombadas. Desde que a imagem composta faça sentido, isto será uma questão mais que secundária. O volume #2, Vingadores: O último acto, em princípio já permitirá esclarecer cabalmente esta questão.
Passemos ao conteúdo, começando pelos extras: apresentação da colecção por Marco Lupoi, Director de Publicações Panini (Europa e América Latina), uma breve introdução para situar o leitor antes de abordar a história do livro, um resumo da origem do herói, apontamentos biográficos dos dois autores da BD publicada, o Homem-Aranha ao longo dos tempos, uma galeria de vilões e alguns esboços de Scott Campbell, preparatórios das capas, num total de 11 páginas. A 12.ª página de extras propõe leituras complementares que direccionam para outros livros da colecção.
Entrando, finalmente, no aspecto principal, ou seja, a história - Regresso às origens - em si, ela fez-me lembrar que uma boa história lê-se em qualquer altura. Os 15 anos que tem em cima não se notam – mérito da excelente arte de Romita Jr., de quem sou fã, e do texto de Straczynski – pese embora todas as mudanças que o Homem-Aranha sofreu ao longo das últimas três décadas.
História de superação e de adaptação às situações adversas, num momento de encruzilhada de vida, acaba por ser também muito marcante pelo elemento místico que introduziu na vida do Aranha a partir do seu encontro com Ezekiel e que se pode dizer que lá permaneceu até hoje, de forma mais ou menos evidente, apesar das mudanças recorrentes inerentes ao Universo Marvel.
É verdade que esta é a quarta vez que esta história é publicada em Portugal – já apareceu em comic e em edição de capa mole, pela Devir, e numa das colecções de clássicos do Correio da Manhã – mas a verdade é que, até agora, nenhuma delas tinha feito justiça à obra em si que, sem duvida merecia uma edição destas.

Homem-Aranha: Regresso às origens
Inclui The Amazing Spider-Man Vol. 1, #30 a #35
J. Michael Straczynski (argumento)
John Romita Jr. (desenho)
Scott Hanna (arte-final)
Salvat
Portugal, 5 de Outubro de 2015
180 x 260 mm, 160 p., cor, cartonado
2,99 €

6 comentários:

  1. Boas!

    Está prevista a publicação da história que conclui o destino de Ezekiel?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesta coleção, do Aranha do J. Michael Straczynski só sairá mais o 2º arco ( http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/colecao-oficial-de-graphic-novels-marvel-a-n-22/gr007106/116449 ) no vol. 15 - O Espetacular Homem-Aranha: Revelações, que sairá a 18 de abril de 2016.

      Eliminar
  2. Ola, alguem ja assinou esta colecção? Ja o fiz ha 2 semanas e até agora não obtive nenhuma resposta, com excepção do mail de confirmação. Qual é o procedimento normal?

    Diogo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também assinei e tenho a mesmo informação. Ou seja, recebi email confirmativo. Creio que (se tudo estiver ok), a primeira noticia que terei, será o débito dos dois primeiros livros (o primeiro débito é o que activa a autorização de débito) e a respectiva entrega.

      Eliminar
  3. O começo e bom ja o fim da fase com The Other novo uniforme na Civil War e muito mau,

    ResponderEliminar
  4. Posso confirmar o débito. Ou seja, fui debitado em 6.99 pelo que assumo que estarei próximo a receber os dois 'primeiros' numeros.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...