Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

23/10/2015

Amadora BD 2015 começa hoje




Mafalda, Charlie Brown, Calvin ou Cuto são alguns dos anfitriões do Amadora BD 2015 que tem hoje início, com o centenário de Quim e Manecas como pano de fundo. 
O Fórum Luís de Camões, na Brandoa, acolhe mais uma vez o Festival Internacional de BD da Amadora. A partir de hoje, às 21h30 e até 8 de Novembro serão duas semanas de muitos quadradinhos, sessões de autógrafos e lançamentos de livros.

Quim e Manecas, criação de Stuart Carvalhais na segunda década do século passado, dão o mote ao festival que, na exposição central, comissariada por João Paulo Paiva Boléo, pretende reflectir “como a Criança tem sido representada na BD ao longo dos tempos, das histórias de meninos traquinas e de meninos exemplares aos heróis e histórias de aventuras, passando pelo incontornável trio de crianças filósofas – Peanuts/Mafalda/Calvin & Hobbes e como se apresenta enquanto símbolo de descoberta, aprendizagem, imaginação e liberdade, tanto em histórias para miúdos como para graúdos”.
O núcleo central do Amadora BD tem também espaços dedicados ao regresso de Jim Del Monaco, trinta anos depois da sua criação por Luís Louro e António Simões, e ao ano editorial português. Em termos individuais, destaque para as mostras de Tony Sandoval, Álvaro ou Pedro Massano integradas na exposição dos vendedores dos Prémios Nacionais de BD 2014 e para a retrospectiva do alemão Reinhard Kleist, cujo livro “O Pugilista”, um retrato do pugilista profissional Harry Haft, vai ser lançado dia 7 de Novembro. Este é um dos aspectos relevantes do festival, o lançamento de cerca de duas dezenas de novidades - metade de autores portugueses - com destaque para editoras como a Kingpin Books, a G Floy, a Devir e a Polvo, esta última com cerca de uma dezena de livros novos.

A programação do Amadora BD 2015 em cada fim-de-semana será disponibilizada aqui em As Leituras do Pedro. Informações mais completas sobre o Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora podem ser consultadas na página do Facebook do evento ou também aqui.

(versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias de 23 de Outubro de 2015)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...