Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

25/07/2015

Leitura Nova: Cosmicomix











Uma história fascinante sobre a descoberta das origens do Universo.

1964. Arno Penzias e Robert Wilson, dois jovens radioastrónomos dos laboratórios Bell, estão a aperfeiçoar o funcionamento de uma grande antena, em Holmdel, Nova Jérsia, e captam um zumbido de fundo misterioso. Começa assim uma investigação que os levará a rever meio século de história da ciência e culminará numa das descobertas maiores da humanidade.
Seguindo as pisadas de outros cientistas, deparam com descobertas sensacionais e intuições injustamente descartadas. De Einstein e Hubble ao padre e cientista Lemaître, passando pelo iconoclasta Gamow e pelo soleníssimo Hoyle, cada um deles encontrou um fragmento da solução. Nenhum viu o quadro geral. Quando este finalmente tomou corpo, ficou clara a ideia de que por detrás daquele ruído se escondia algo grandioso.
Tratava-se da pergunta que a humanidade se colocara desde as suas origens: como e quando nasceu o Universo?
Este livro é a prova de que a ciência não tem de ser aborrecida e também pode servir-se aos quadradinhos, sem deixar de ser interessante.

Autor(es)
Amedeo Balbi é astrofísico e investigador da Universidade Tor Vergata, em Roma. Dedica uma parte importante do seu tempo ao ensino e à divulgação científica. Trabalhou em Berkeley, Califórnia, com o Nobel da Física George Smoot, assim como em numerosos laboratórios internacionais, entre eles o Laboratório Fermi (Fermilab) de Chicago e o Laboratório de Propulsão a Jacto de Pasadena. Além disso, participou na missão espacial Planck, da Agência Espacial Europeia. É o autor de La musica del Big Bang (2007) e Seconda stella a destra (2010). Mantém o seu próprio blogue desde 2006.
Rossano Piccioni é director de arte, consultor, desenhador gráfico e ilustrador. Ganhou já numerosos prémios nacionais e internacionais. Fundou a Escola Adriática de Banda Desenhada com o objectivo de fomentar, promover e publicar jovens talentos na banda desenhada.


Cosmicomix - A Descoberta do Big Bang
Amedeo Balbi  e Rossano Piccioni
Páginas: 152
Ano de edição: 2015
ISBN: 978-989-616-659-5
Capa: Brochado (capa mole)
14,90 €

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...