Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

12/06/2015

Piratas do Tietê – A saga completa – Livro 3









O ponto de partida é absurdo. Ou absurdamente provocador. O rio Tietê, que atravessa a cidade de São Paulo, alberga um barco de piratas que, sem escrúpulos nem limites, abandalham o mais que podem durante as suas investidas em busca de riquezas, bebidas e mulheres.


Último tomo da compilação das aventuras dos Piratas do Tietê, originalmente publicadas na revista Chiclete com Banana, permite uma leitura abrangente de uma série que, entre o nonsense absoluto, a crítica social, o ataque aberto ás instituições e a paródia a outros heróis dos quadr(ad)inhos, revela antes do mais uma demência absoluta, que não deixa o leitor indiferente.
Por isso, as gargalhadas libertam-se umas atrás das outras, motivadas pelas situações incongruentes e disparatadas, pelo humor sem tabus de Laerte e pelo seu traço que, apesar da sua aparente simplicidade, se revela vivo, dinâmico, explosivo e sobretudo expressivo, ao mesmo tempo que preenche os fundos com gags puramente visuais.
A planificação, num constante rodopio de pontos de vista , conduz o leitor como que numa montanha russa onde, atrás de cada subida mais calma, vem novo mergulho na loucura e na insanidade que são imagens de marca de uma série mítica que marcou uma época mas mantém toda a sua frescura e a mesma capacidade de divertir.

Piratas do Tietê – A saga completa – Livro 3
Laerte (argumento e desenhos)
Devir Livraria
Brasil, 2008
210 × 280 mm, 112 p., cor+pb, cartonado


2 comentários:

  1. Quando se diz "Devir Livraria", quer dizer "Devir editado em Portugal", ou...?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro pco69,

      Quando escrevo Devir Livraria, estou a referir-me à Devir Brasil, pois aquela referência surge nos álbuns sob o logótipo da editora, mas a questão é interessante e vou tentar aprofundá-la.

      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...