Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

04/06/2015

Marvel 75 Años – La Era Clásica











A consistência de um mercado (de BD) vê-se não só pelo número de edições que são lançadas ou pela sua diversidade, mas também pela capacidade de editar determinado tipo de obras, pela sua dimensão, especificidade ou qualidade.
Como este volume dedicado a comemorar os 75 anos da Marvel Comics.


(Outro exemplo possível, seriam os integrais franco-belgas que – sem surpresa – também têm vindo a ser editados em bom número em Espanha…)
Como escrevi acima, este Marvel 75 Años – La Era Clásica, é um desses casos, por três razões maiores:
Pela sua dimensão – 700 páginas!
Pela sua importância – mostra como nasceu e cresceu uma das mais importantes editoras de BD do mundo e como foi desenvolvido o seu universo único.
Pelo seu preço - apenas 30,00 €, o que pressupõe uma tiragem assinalável ou a negociação de direitos em condições vantajosas.
Dirão alguns que são histórias antigas, já publicadas inúmeras vezes em inúmeras edições. E têm toda a razão mas esta é a primeira vez que são recolhidas num volume celebrativo que é também, ao mesmo tempo, uma espécie de guia introdutório a esse mesmo mundo fantástico.
Nele, entre outras histórias fundamentais – e nalguns casos revisitadas recentemente como Dias de um futuro esquecido, dos X-Men– devidamente comentadas e introduzidas por Julián M. Clemente, encontramos a origem do Quarteto Fantástico, do Homem-Aranha, dos Vingadores, de Galactus ou de Wolverine, as mortes de Gwen Stacy, do Duende Verde ou de Charles Xavier, tudo ao longo de um longo passeio que dura mais de 20 anos de comics – entre 1961 e 1984 - e culmina com uma das mais emotivas histórias de super-heróis já contadas: “The kid who collected Spiderman”.
Por tudo isto, Marvel 75 Años – La Era Clásica é, para os que já são fãs, um volume para degustar aos poucos, recordando a emoção sentida quando leram pela primeira vez as histórias nele compiladas, e, para quem só recentemente se aproximou dos super-heróis Marvel - possivelmente pela via cinematográfica – contém algumas respostas e muitas outras portas entreabertas que vão gostar de espreitar.
Com a certeza de que muito do que a Marvel é hoje se deve – ainda, embora por vezes não pareça – a estas histórias tão puras na sua originalidade, ingenuidade e genuinidade.

Marvel 75 Años
Inclui: Fantastic Four 1, 48-50 e 236, Amazing Fantasy 15, The Avengers 1, 57, 58, 165-167, The Amazing Spider-Man 31-33, 121 e 122, Captain America 110-113, The Silver Surfer 3, The X-Men 65, 66, 141 e 142, The Incredible Hulk 181, Iron Man 128 e Daredevil 191 (EUA)
Stan Lee, Jack Kirby, Steve Ditko, Roy Thomas, John Buscema, Jim Shooter, John Byrne, Gerry Conway, Gil Kane, Jim Steranko, John Buscema, Neal Adams, Chris Claremont, Len Wein, Herb Trimpe, David Micheline, Frank Miller
Panini Comics, Espanha, Maio de 2015
175 x 265 x55 mm, 696 p., cor, cartonado, 30,00 €

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...