Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

02/05/2015

Mundo Fantasma expõe Nuno Sousa







Após alguns meses de paragem, a galeria Mundo Fantasma inaugura hoje, às 17 horas, uma exposição do artista portuense Nuno Sousa, intitulada Intervalos, Lacunas e Imagens em Falta.
A celebração do Free Comic Book Day e uma Pequena Feira da Pequena Edição também fazem parte do programa do dia.


Em actividade desde Setembro de 2009, esta galeria portuense do Centro Comercial Brasília, está integrada na loja homónima especializada na importação de banda desenhada norte-americana, que celebra hoje o Free Comic Book Day. Iniciativa promovida pela indústria dos EUA, celebra-se no primeiro Sábado de Maio desde 2001 e passa pela distribuição gratuita de revistas especiais lançadas para esta data, bastando passar hoje pela loja portuense para trazer dois exemplares diferentes.
Neste seu regresso ao activo, a galeria apresenta como principal novidade a conjugação entre a mostra de originais de BD e/ou ilustração e a edição, em pequena escala, não só das obras expostas como de produções de outros autores. Para assinalar o facto, a Mundo Fantasma promove hoje igualmente uma Pequena Feira da Pequena Edição, que receberá fanzines e edições de autor.
Nela estarão também disponíveis os dois primeiros títulos editados pela Mundo Fantasma: Liturgia do Delírio, de Esgar Acelerado, e Vaga, de Nuno Sousa, dois livros de esboços e ilustrações, que poderão ser adquiridos a solo ou acompanhados de vários prints especiais e alguma memorabília. Os dois autores estarão presentes para autógrafos.
Estas obras, de tiragem limitada serão impressas num duplicador Riso, um equipamento que trabalha a alta velocidade, com tinta líquida e apresenta resultados que evocam os dos jornais antigos, que tem sido utilizado pela comunidade artística na Europa, nos EUA e na Austrália, para a edição, o design e a arte.
Entre os próximos títulos a editar estão "A Entrevista" e "Xmas Thing" (reedição a duas cores) do brasileiro Sama.
Quanto à exposição de originais de Nuno Sousa (Porto, 1979), que ficará patente até 5 de Julho, é um conjunto de esboços, diagramas e apontamentos, que constituem um projecto do autor sobre a sua própria família.

Tendo como base um antigo palacete (entretanto já demolido) situado na Rua Conde Alto Mearim, onde os seus avós, mãe e tios viveram, e um contexto de quase total ausência de fotografias da família, Nuno Sousa, licenciado em Artes Plásticas, toma como ponto de partida as memórias dos seus familiares mais próximos, combinando-as com a sua própria interpretação, lançando assim as pistas para o que pretende que seja a sua próxima narrativa gráfica.

Nuno Sousa: Intervalos, Lacunas e Imagens em Falta
Galeria Mundo Fantasma
Centro Comercial Brasília
Loja 509/510
Avenida da Boavista, 267 - 1.º andar
Porto
Horário: de 2ª a sábado, das 10h às 20h;
Domingos e feriados, das 15h às 19h

(Versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias de 2 de Maio de 2015)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...