Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

10/05/2015

E depois da colecção Novela Gráfica… (I)




… para os que se deixaram seduzir pelas obras da colecção Novela Gráfica - e também para os que ainda precisam de ser seduzidos por esta forma de narrar aos quadradinhos ... - ao correr da escrita, aqui fica a indicação de algumas edições de outros romances gráficos (gosto mais desta designação…) já editados em português.


Habibi
Craig Thompson
Devir
A história de Dodola e Zam, duas crianças escravas ligadas uma à outra pelo acaso, pelas circunstâncias e pelo amor que cresce entre elas. Ao mesmo tempo contemporânea e atemporal, Habibi é uma parábola sobre a nossa relação com o mundo natural, a divisão cultural entre o primeiro e o terceiro mundos, a herança comum do Cristianismo e do Islamismo, e, mais poderosamente, a magia de contar histórias. Para saber mais.


Rugas
Paco Roca
Bertrand Editora
Emílio, um bancário reformado, sofre de Alzheimer e é internado num lar de terceira idade. Rodeado de vários outros idosos, cada um com um quadro «clínico» distinto e com uma personalidade bem vincada, vai aprendendo as diversas estratégias para combater o tédio e a erosão da rotina. Ao mesmo tempo, Emílio e os seus companheiros vão tentando introduzir, num quotidiano marcado por medicamentos, refeições, «terapias ocupacionais» e sestas de duração indefinida, alguns vislumbres de encanto e alegria de viver. Para saber mais.

L123 seguido de Cevadilha Speed
Fernando Relvas
ASIBDP
A pretexto de uma história policial (sem grandes elaborações e por isso mesma próxima da realidade) Relvas traça o retrato de uma vivência, onde os seus personagens vão encontrar forças para combater o estado vegetativo, para o qual um mundo sem esperança e sem horizontes, os pode atirar. "Cevadilha Speed" completa o retrato e confirma o que o autor apenas deixava adivinhar na obra precedente: apesar de tudo há luz no fundo do túnel. Seja nos olhos de uma bela rapariga, seja nos mares dos copos de bagaço. Para saber mais.

Copacabana
Lobo e Odyr
Polvo
Uma vida de dia, outra de noite. Copacabana já foi mais chique e segura do que é hoje em dia. Lobo e Odyr, os autores, percorrem o quotidiano de uma prostituta de nome Diana, envolvida em esquemas que giram em torno de sexo sujo, do dinheiro, da droga, do crime - com uma análise antropológica crua da situação das profissionais do sexo à mistura - tudo nas melhores companhias, claro. A beleza fugaz e a luxúria debatem-se contra a miséria e a corrupção. Diana percorre estes trilhos, onde foi parar num golpe que deu para o torto. Salvar-se-á? Para saber mais.

As Viagens de Juan sem Terra I - O Cachimbo de Marcos
Javier de Isusi
Edições ASA
La Realidad é uma aldeia em pleno coração do zapatismo em Chiapas, onde convivem indígenas e europeus «solidários». Mas a realidade de La Realidad não é só isso. La Realidad é um jogo de espelhos no qual se vêem e ocultam militares, zapatistas, antiglobalizadores bem-intencionados, fãs do subcomandante e pequenos sonhadores com delírios de grandeza. Para saber mais.

Em breve mais sugestões.

6 comentários:

  1. o que queremos saber é o que vem aí com os jornais? qual a nova colecção ASA / Público? ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A resposta deverá ser dada aqui em As Leituras do Pedro ainda esta semana.

      Boas leituras!

      Eliminar
  2. Ou será Novela Gráfica II ???

    Letrée

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Letrée,
      Não - infelizmente dirão muitos - uma eventual Novela Gráfica II só poderá surgir dentro de alguns meses...

      Boas leituras!

      Eliminar
  3. Não deixa de ser interessante para mim, que tenha 4 (e já os tenha lido) dos 5 livros aqui referidos. O único em falta é o L123 de que é a primeira vez que 'ouço' falar... Reltaivamente aos outros, creio que o Habibi está um patamar acima do Rugas, que por sua vez está um patamar acima dos outros dois, sem desprimor para a qualidade de todos eles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro pco69,
      Foram apenas 5 títulos escolhidos ao correr da escrita, tentando privilegiar géneros e estilos diferentes.
      Vou em breve voltar ao tema com nova(s) escolha(s) de outros 5 títulos...

      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...