Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

09/03/2015

Leitura Nova: As crianças são muito infantis






A carrinha pão de forma saltou da página de facebook para livro. Com as mesmas personagens, o mesmo humor mas com novas histórias… ou viagens.

Apreciações, ficha técnica e algumas páginas já a seguir.


Autor destas histórias é o pai das crianças: nasceu em Lisboa em 1970, chama-se Fernando Caeiro e antes de ser pai de 4 era dono de 3 (os cães foram o primeiro amor).
O pai Fernando tenta educar as crianças o melhor que pode, é liberal e dá-lhes liberdade para quase tudo. Sabe que as crianças são muito infantis e que nesta fase têm de fazer as suas tolices e dizer os seus disparates.

A ilustradora destas histórias chama-se Filipa da Rocha Marques e nasceu no Porto em 1980. Reza a lenda que com 1 ano já falava pelos cotovelos e ao longo da infância e adolescência praticou tudo o que era desporto. Tem um fraquinho pela arqueologia e uma paixão imensa por animais, mas o amor à arte falou mais alto e acabou por se dedicar ao design, tendo estudado na ESAD.

A mãe Maria João aparece pouco nestas histórias mas às vezes abrem-se umas excepções e a mãe apanha boleia nas conversas.

A Rita (9 anos) é a irmã mais velha. Assume a liderança do gang e nunca deixa ninguém sem resposta.

A Rosa (9 anos) é a artista da família. Compensa o facto de não ser “a mais velha” com uma dose adicional de ternura e maternalismo para com os manos mais novos.

O Zé (5 anos) é o rapaz da casa. Vive rodeado de miúdas e tão depressa quer brincar ao Homem-Aranha como às sereias. Ainda troca uns “Rs” por “Ls”, o que lhe dá a dicção mais fofa do universo.

A Joana (3 anos) é o benjamim da família. Quando a página on-line começou ainda mal falava, mas tem ganho protagonismo e já vai tendo umas tirinhas só dela. Está na fase em que quase todas as conversas acabam com a Joaninha a perguntar “poquê?”.



«Sarcasmo, humor e, por vezes, uma ligeira melancolia em três vinhetas de um pai e quatro filhos ao volante da vida.» Pedro Baptista-Bastos

«Maldito sejas que inventaste um título que eu gostaria de ter inventado.» Nuno Markl

«O Fernando e a Filipa criaram esta página cuja leitura aconselho a todos os que têm, estão a pensar ter ou juram que nunca terão filhos.»
Hugo Claro (Um Gajo Claro)


  

As crianças são muito infantis
Histórias de Fernando Caeiro
Ilustrações de Filipa da Rocha Marques
Prefácio de Nuno Markl
Bertrand Editora
Portugal, 13 de Março de 2015
15 x 24 cm, 184 p., cor, brochado com badanas, 14,40€

Lançamento
14 de Março de 2015, 17 horas
FNAC do Centro Comercial Colombo
Apresentação de Nuno Markl e do jornalista José Mário Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...