Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

30/03/2015

Bruce J. Hawker - L’Intégrale 2/2











Segundo – e último - dos dois volumes recompilatórios das aventuras de Bruce J. Hawker, oficial da marinha britânica no século XIX, tem como principal novidade a entrada de A. P- Duchâteau para a equipa criativa, como argumentista da série, que – por isso? – apresenta algumas inflexões no seu tom.


Para melhor se situarem no contexto, sugiro a leitura do texto sobre o primeiro volume do Integral Bruce J. Hawker, onde conhecemos a personagem e a história da sua queda em desgraça e posterior redenção.
Agora, no quarto álbum da série – Le Puzzle, que forma um díptico com Tout ou Rien – encontrámos Hawker em terras espanholas, à frente de um pequeno comando, com a missão de recuperar a arma secreta que os espanhóis lhe tinham subtraído no início da série e que esteve, por isso, na origem de grande parte dos seus problemas.
No arco seguinte, igualmente um díptico – Les Bourreaux de la nuit/Le royaume des Enfers – o protagonista tem que lidar com  o rapto do seu pai por um bando dcom ligações na alta sociedade londrina.
Se as histórias mantêm o nível de acção e suspense que seria de esperar num argumento com a assinatura de Duchâteau  e mesmo a consistência em termos de argumento – embora custe a acreditar no envio de um ‘comando’ a Gibraltar como acontece no primeiro relato – e Hawker continua a destroçar o coração de belas mulheres que, por uma razão ou por outra, acabam por não ficar com ele, a verdade é que o quase total ‘abandono’ do mar por parte do tenente da real marinha britânica retira à série a nota distintiva e a originalidade – e, também, boa parte das belíssimas pranchas criadas por Vance nos combates marítimos ou na luta não menos titânica contra os elementos durante as tempestades.
No dossier que abre o volume, mais uma vez completo e interessante, ficamos a saber que mais três volumes de Bruce J. Hawker estiveram contratados mas que Vance, assoberbado pelo trabalho em XIII e afectado pela doença de Parkinson que acabou por o afastar do desenho, não fez mais do que esboçar as linhas mestras de uma história que não chegou a concretizar, mas cujas notas existentes são mostradas neste livro. Que, conclui com as duas únicas histórias curtas que Hawker protagonizou.

Bruce J. Hawker - L’Intégrale 2/2
William Vance (desenho)
André-Paul Duchâteaâu (argumento)
Le Lombard, Bélgica, Dezembro de 2012
222 x 295 mm, 216 p., cor, cartonado, 25,50 €

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...