Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

06/03/2015

Batman em Março






6 de Março de 2015

#9 O Regresso do Cavaleiro das Trevas 2

Sinopse, pranchas e último volume da colecção já a seguir.



Num futuro distópico, o Batman regressa ao combate contra o crime, depois de dez anos de ausência em que Gotham mergulhou na decadência e na corrupção... e o Cavaleiro das Trevas reaparece no momento em que a sua cidade mais precisava dele. Mas não contava com as ameaças múltiplas que terá de enfrentar, o Joker e Duas-Caras, dois dos seus maiores inimigos, mas também um dos seus mais antigos aliados, o Super-Homem!
O segundo volume daquela que é considerada por muitos a melhor história de super-heróis jamais contada, a obra-prima de Frank Miller ajudou a redefinir os comics modernos e inaugurou uma nova era de criatividade na banda desenhada americana.

  

"...talvez a melhor arte de comic jamais publicada numa edição popular..." - Stephen King

  

A edição da Levoir/PÚBLICO inclui o argumento original que Frank Miller escreveu para o último número da mini-série, ilustrado por inúmeros esboços preparatórios, e que permite aos leitores portugueses ver a evolução da história na mente do autor, e as diferenças que se introduziram entre ele ter escrito o argumento e desenhado a história, incluindo o final que ele tinha originalmente planeado.

13 de Março de 2015
#10 75 Anos Batman

8 comentários:

  1. Pedro, trata-se de um livro em dois volumes? Este é a mera continuação do vol. anterior?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro RC,
      Sim, este volume é a segunda parte do anterior.
      ... de qualquer forma eu não o classificaria como a "mera" continuação, pois esta história é uma das mais importantes de Batman alguma vez contadas e, juntamente com Watchmen, contribuiu decisivamente para que os comics pudessem abordar temas mais adultos e estimulantes.

      Boas leituras!

      Eliminar
    2. Sem dúvida, Pedro. Na minha biblioteca existem, em inglês, os dois, mais o Batman Ano 0 e o Daredevil do Mazzucchelli, e ainda o Batman e o SH, vol. 1 daquelas coletâneas em HC. Trata-se agora de oferecê-lo ao meu filho :-)

      Eliminar
    3. Aliás, já lhe dei o Ano 0 também. O Arkham Asylum vale a pena?

      Eliminar
    4. Boas obras RC,
      (embora supondo que te refiras ao Ano Um!)
      Eu gosto do Asilo Arkham e acho que vale a pena - como podes ver aqui: http://asleiturasdopedro.blogspot.pt/2015/01/batman-asilo-arkham.html - mas, sendo escrito pelo Grant Morrison, é uma obra mais cerebral, com diversas interpretações possíveis a nível psicológico, para lá da acção em si.

      Boas leituras!

      Eliminar
  2. Noto que as imagens mostram uma versão censurada da BD, já que na primeira página apresentada os seios da mulher (vamos chamá-la assim) que ameaça o caixeiro estão sem as suásticas vermelhas da minha edição (francesa, de 1989), o que é estranho se pensarmos que ela está supostamente de tronco nu... Há portanto dupla censura. O que é engraçado é que me lembro de ler uma entrevista com o Bob Kane que dizia não perceber bem a obra do Frank Miller e em particular essa mulher de tronco nu com suásticas vermelhas. Sabe me dizer quando e onde começou esta censura?

    ResponderEliminar
  3. Boas, sim, já tinha sido alertado para isso num comentário no Facebook. Não nos tínhamos dado conta. Não sei de onde vem, mas suponho que será da recente edição alemã comemorativa. Foram esses os ficheiros de imagem que a Panini nos mandou, e já vinham assim. Penso que na Alemanha tenham removido as suásticas por questão de princípio. Mas não posso ter a certeza, seria necessário ver as edições americanas mais recentes para ter a certeza que a censura não começou mais atrás.

    ResponderEliminar
  4. Penso de facto que se trata da versão alemã que removeu a suástica. Vejam este pequeno artigo, parece indicar isso:

    http://www.bleedingcool.com/2014/02/26/removing-the-swastika-from-the-dark-knight-returns-in-mexico/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...