Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

20/03/2015

A Viagem












Um dia, por impulso, Simon decide deixar a mulher, o filho pequeno – que se preocupa com ele - o emprego, a família, os amigos… - tudo aquilo que sente como limites, como prisão -  e parte em viagem pela França. Em busca de si próprio, antes de tudo.


Simon – aos olhos dos leitores (privilegiados!) – tem uma característica que o distingue d(e quase todos)os demais: transforma em imagens o que ouve, o que imagina. Imagens essas que fluem como um rio tranquilo da sua cabeça, desfilando perante os nossos olhos – surpresos e maravilhados! – reconstruindo momentos, sonhos, cidades. Por isso, por vezes – bastantes vezes – há duas narrativas (gráficas…) a decorrer em simultâneo: a de Simon, que domina o relato, e as daqueles com quem se cruza e/ou partilha experiências e expectativas.
A Viagem, terceiro volume da muito recomendável colecção Novela Gráfica, é – também por isso - um relato poético, singular e singelo, de abordagem relativamente fácil, mas com vários níveis de leitura, que importa repetir com ritmos ou abordagens diferentes, para podermos desfrutar de tudo o que Baudoin quis partilhar através das pinceladas que, com arte, naturalidade e sensualidade, foi distribuindo com sensibilidade e parcimónia pelo branco das mais de duas centenas de páginas que compõem este livro.
Com esse pincel suave e delicado, de admirável expressividade, conta-nos (o que ele próprio experimentou quando abandonou a contabilidade para se tornar autor de BD? e ) como é possível – ou necessário? ou indispensável? – a certa  abandonar tudo para nos encontrarmos a nós mesmos e ao caminho que queremos – devemos? – trilhar…
… tenha ele uma bela jovem com quem queremos fazer amor, um bonecreiro que conta (as nossas) histórias ou o filho – que se preocupa connosco – a quem temos de regressar.

Colecção Novela Gráfica #3
A Viagem
Edmond Baudoin
Levoir/Público, Portugal, 12 de Março de 2015
175 x 245 mm, 232 p., pb, cartonado, 9,90 €

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...