Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

13/02/2015

J. Kendall #110












Julia Kendall capturada por um predador sexual e no papel de detective particular são as iguarias oferecidas no menu desta edição, actualmente à venda em Portugal.
São duas variações na continuidade de uma série que merece leitura atenta.


E que servem, para que Berardi – cada vez mais com Calza e Mantero - continue a desenvolver, a aprimorar e a dar consistência ao seu universo e às personagens que para ele criou. A este nível, veja-se, por exemplo, Emily que, muito mais que simples contraponto cómico e válvula de escape para as situações de maior tensão – tem tantas vezes um papel importante e funciona para Julia como âncora e porto de abrigo, face às suas recorrentes inseguranças.
Isso acontece, uma vez mais, no primeiro relato, Eu fiz por você, ainda sob o signo da eventual gravidez da protagonista – quase um ano a abordar o tema, segunda a cronologia da edição original italiana, o que prova o quanto Berardi o valorizava e apostava nele – onde Emily alimenta e potencia esse desejo, tendo uma participação aparentemente marginal mas preponderante em toda a narrativa. Que, em absoluto contraste, aborda uma questão actual, destacada pelas diversas séries televisivas policiais e pela descoberta de casos reais chocantes e tantas vezes de violência extrema.
O que levanta a questão das aparências – patente, embora de forma diversa, em ambos os relatos desta edição – com aquilo que vemos nos outros a não corresponder ao que eles realmente são.
A par delas estão também as múltiplas citações – cinematográficas (explícita e bem conseguida na capa italiana, aqui ao lado, de Julia 115: Un uomi di altri tempi), literárias, musicais, televisivas… - comuns em Berardi, que enriquecem e tornam mais suculenta cada uma das histórias da criminóloga de Garden City, fazendo delas, por contraditório que o citar ficção possa fazer parecer, histórias mais humanas e reais, mais próximas de nós e da sociedade em que estamos inseridos.

J. Kendall – Aventuras de uma criminóloga #110
Eu fiz por você
Giancarlo Berardi e Lorenzo Calza (argumento)
Claudio Piccoli (desenho)

Um homem de outros tempos
Giancarlo Berardi e Maurizio Mantero (argumento)
Steve Boraley(desenho)

Mythos Editora
Brasil, Maio/Junho de 2014
135 x 180 mm, 260 p., pb, capa mole, mensal
R$ 19,80 / 9,00 €

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...