Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

20/01/2015

The XIII Mistery – L’Enquête














Este é o álbum de XIII que vai continuar inédito em português após a conclusão da colecção em curso da ASA em parceria com o jornal Público.


The XIII Mistery – L’Enquête, 13.º álbum da série XIII, foi originalmente publicado em 1999.
Na sua origem – ficcionalmente – está uma profunda investigação levada a cabo por dois jornalistas para tentarem averiguar se realmente o presidente Wally Sheridan foi o responsável pelo atentado que provocou a morte ao seu irmão, então ainda presidente dos Estados Unidos, e era, assim, o número I, tal como foi acusado durante o julgamento orquestrado pelo general Carrington.

  

Logo no início do álbum, um dos jornalistas é lançado da janela do apartamento em que estavam escondidos por alguém interessado em manter no maior segredo alguns dos factos que eles conseguiram descobrir. O segundo jornalista escapa por acaso, iniciando-se então uma perseguição ao longo de vários países, que iremos acompanhando ao longo do livro.
Misto de texto, curtas bandas desenhadas e fotografias (que ajudam a credibilizar o conjunto e lhe conferem um toque de realismo), este (duplo) álbum apresenta um a um – em muitos casos com novos pormenores sobre o passado e as suas actividades – reunidos em vários dossiers temáticos, organizados segundo episódios, famílias ou locais de acção - todos aqueles que até então tinham tido alguma intervenção – mesmo que quase anónima – no percurso de XII pela descoberta de quem realmente foi.

  

Se esta sua estrutura ajuda a explicar a razão que levou a ASA (?) e o Público (?) a optar pela sua não inclusão na colecção em curso, em minha opinião foi uma oportunidade perdida, pois a forma como condensa a informação disponibilizada ao longo dos primeiros doze volumes torna-o um elemento importante para uma melhor compreensão do que até aqui aconteceu e do que a seguir vai ter lugar.

The XIII Mistery – L’Enquête
Jean Van Hamme (argumento)
William Vance (desenho)
Dargaud
França, 27 de Fevereiro de 1999
222 x 295 mm, 112 p, cor, cartonado
EAN 9782871290919
13,99 €

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...