Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

16/01/2015

Spirou: Édition Spéciale “Je suis Charlie”








Os ecos das acções de solidariedade em relação às vítimas do atentado contra a redacção do jornal Charlie Hebdo, na quarta-feira da semana passada continuam a fazer-se ouvir.
Hoje, na Bélgica, a Dupuis lançou um número especial da revista Spirou, com 52 páginas e colaborações diversas de cerca de 150 autores que responderam ao convite feito pela editora.


Nela é possível encontrar cartoons (geralmente), pranchas ou pequenos textos dos colaboradores habituais da revista e de outros nomes que a eles se juntaram nesta ocasião, como Nicoby (bela retrospectiva da história da Charlie Hebdo) Derib, Catel, Dany, Keraskoet  e Ory (ambos em nome da mobilização), Bajram, Munuera, Ayman, Joan, Boulet, Kroll (incrivelmente mordaz), Verron, Parme, Tome e Janry, Meynet, Dave McKean (!), Trondheim, Baudoin…



Abordagens que um olhar atento e reflexão, sob o signo do humor - quase todas - mas também revelando sentimentos como o medo, a insegurança, a dúvida, a dor da perda…
Um número para guardar e reler de vez em quando, que deve ser saudado também pela rapidez do seu lançamento.


Termino, com a parte final do editorial, em que se lê que a “Spirou” “não é uma revista política” mas sim de “divertimento” mas também que ela defende “a liberdade, a solidariedade, a tolerância, a amizade a inteligência e o humor. Sem liberdade de imprensa, não há democracia. Sem liberdade de criação, não há edição. Sem liberdade, não há humanidade”. E termina afirmando: “esta edição especial tem um objectivo: fazer reflectir nos valores que partilhamos. Proteger esses valores exige uma vigilância constante. De todos: adultos e crianças”.
Convém pensar.
 

Spirou
Édition Spéciale “Je suis Charlie”
150 autores
Dupuis
Bélgica, 16 de Janeiro de 2015
52 p., cor, 2,40 €

1 comentário:

  1. Já cá canta. Para guardar e mostrar aos filhos.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...