Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

03/12/2014

XIII em Dezembro

(ASA/Público)






Começa hoje a ser distribuída com o jornal Público a nova colecção de banda desenhada XIII, editada em parceria com a ASA.
Como As Leituras do Pedro já tinham adiantado aqui os títulos, um resumo da obra e algumas considerações, deixo a seguir a nota de imprensa, a listagem dos volumes e as capas dos mesmos, conforme disponibilizadas pela editora.
Antes disso, um conselho a todos que vão comprar a colecção, algo que aconselho vivamente: para não ficar com a sensação de que leu o livro e não percebeu nada nem entende porque tanta gente elogiava esta criação de Jean Van Hamme e William Vance, não leia o volume 11 que vai ser distribuído hoje. É o último da colecção, está intimamente ligado com o que se passa atrás e muitas das personagens são as mesmas. Por isso, refreia a curiosidade e comece a leitura só daqui a oito dias, com  o volume onde realmente se iniciam as aventuras de XIII, o protagonista amnésico de um dos mais conseguidos thrillers de acção que a BD criou nas últimas três décadas.

A Colecção
Criada por Jean Van Hamme (argumento) e William Vance (desenho), a série XIII foi inicialmente publicada na revista Spirou, entre 1984 e 1985, tendo desde então cada nova aventura sido publicada directamente em álbum.
A acção desenvolve-se a partir de um jovem que dá por si sem nome e sem memória num local desconhecido. O único indício para descobrir o seu passado é um número, XIII, que ele traz tatuado no corpo. A busca da sua identidade e as perseguições de que é alvo são a pedra-de-toque desta verdadeira história de espionagem, cujo argumento mistura aventura e ficção com a História das últimas três décadas, e é secundado por um traço frio e realista que dá total credibilidade à acção.
Esta colecção especial, resultante da parceria ASA/Público, visa celebrar os 30 anos de publicação da XIII. É composta por 11 álbuns duplos que incluem todos os volumes até agora publicados desta verdadeira série de culto a nível mundial, e será distribuída com o jornal Público entre Dezembro de 2014 e Fevereiro de 2015.
Verdadeiro thriller da nona arte, XIII é unanimemente considerada a mais empolgante série da BD franco-belga, com milhões de ávidos seguidores em todo o mundo.

Ordem de saída de títulos
Excepcionalmente, a ordem de saída desta colecção foi alterada face ao habitual, tendo o seu início no álbum n.º 11 e não no álbum n.º 1 da sequência original.
Pretendemos desta forma, dar resposta aos muitos fãs que anseiam pela aquisição daquela que é a novidade de 2014, lançada mundialmente 4 dias antes do início desta colecção, a 29 de Novembro.


 

PVP unitário: 7,90 €
PVP total da colecção: 86,90 €
Data de lançamento: 3 de Dezembro
Dia de Saída: Quarta-feira
Formato: 21,7 x 28,7 cm
Capa: mole com badanas

10 comentários:

  1. "Excepcionalmente, a ordem de saída desta colecção foi alterada face ao habitual, tendo o seu início no álbum n.º 11 e não no álbum n.º 1 da sequência original.
    Pretendemos desta forma, dar resposta aos muitos fãs que anseiam pela aquisição daquela que é a novidade de 2014, lançada mundialmente 4 dias antes do início desta colecção, a 29 de Novembro."

    O que está dito acima não faz sentido. Porque só ansiava por esta edição quem a comprava já em francês e que irá continuar a comprar em francês, e não irá comprar esta. Não há ninguém que ansiasse comprar esta edição quando lhe faltam todas as edições anteriores pra poder ler esta. A Asa tomou este procedimento só pra poder que praticamente lançou a edição simultaneamente com a edição francesa. Se tivéssemos a falar duma coleção como Astérix ou Lucky Lucke, até faria sentido e não haveria problemas em que o primeiro fosse o último, agora num enredo de continuidade como é o XIII, não faz sentido. É pra comprar agora, pra manter no plástico até meados de fevereiro pelo menos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos em sintonia, Reignfire!

      Boas leituras...adiadas!

      Eliminar
  2. Boa Tarde!

    Ja comprei o livro, mas só em casa deparei-me que era o volume 11, fiquei um pouco assutado a pensar que se tinham enganado a enviar o livro para a banca da papelaria, vim logo direito aqui para confirmar. Agora percebi que foi propositadamente, no entanto nao tem sentido nenhum porque eu nao conheço a historia mas como tenho visto criticas muito positivas queria ler o primeiro volume e tirar a minhas proprias conclusoes, assim fui "enganado" e "obrigado" a comprar dois volumes mesmo que nao goste da histoira. Nao tem sentido o que a asa/publico fizeram. Deixo aqui esta critica para futuras publicações.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo, Mário Costa...
      Mas não dexe de comprar o próximo volume, onde tudo começa! A série original (até ao #19, em França), vale mesmo a pena!
      Boas leituras!

      Eliminar
  3. O 11 para a Asa faz sentido porque é lançamento quase simultaneo ao Françes ou seja auto promove-se.Para quem leu ou nunca viu as series e filmes obviamente se sente "enganado"-.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Optimus, mas em termos de colecção é um risco. Não é famoso, apanha a história a meio e pode desinteressar eventuais leitores.
      Fazia mais sentido se fosse uma história completa.

      Boas leituras!

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Um filme pelo menos, Mário Costa, que corresponde sensivelmente ao primeiro arco da BD, o que diz respeito conspiração para assassinar o presidente dos EUA.`

      Boas leituras... e bons filmes!

      Eliminar
  5. humm..mas o filme tem o mesmo nome? XIII?

    ResponderEliminar
  6. Sim, Mário: XIII - A conspiração (2008), com Stephen Dorff e Val Kilmer.

    Boas leituras!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...