Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

04/10/2014

AmadoraBD 2014

25.º Festival Internacional de Banda Desenhada








A decorrer de 24 de Outubro a 9 de Novembro, o AmadoraBD 2014 - organizado pela Câmara Municipal da Amadora - comemora o 25.º aniversário e apresenta, no Fórum Luís de Camões, mais de 4.000 metros quadrados de área expositiva e uma programação diversificada. Para além da celebração desta data marcante, esta edição faz uma reflexão sobre a actualidade do Universo da BD, onde aborda a revolução que o sector tem sofrido com a introdução das novas tecnologias, incluindo a apresentação da exposição central, comissariada por Sara Figueiredo Costa e Luís Salvado.
A restante programação já a seguir.


A Autora em Destaque é Joana Afonso, vencedora do Prémio de Melhor Álbum, com “O Baile”, com argumento de Nuno Duarte e editado pela Kingpin Books, nos Prémios Nacionais de BD da Amadora, em 2013, apresentando, por isso, este ano, uma exposição retrospectiva e a ilustração que é a base da imagem do AmadoraBD 2014.



A par destes destaques, o Festival inclui também a comemoração dos 75 anos do Batman e dos 50 anos da Mafalda.
Das exposições dos restantes álbuns premiados nas diferentes categorias nos Prémios Nacionais de Banda Desenhada 2013 fazem parte: Osvaldo Medina ("Super Pig: Roleta Nipónica" - KingPin Books/Melhor Desenho para Álbum Português), Catarina Sobral ("Achimpa" - Orfeu Mini/Melhor Ilustração de Livro Infantil), Henrique Monteiro ("Enorme, Brutal, Colossal 2012!" - Edições ASA/Melhor Álbum de Tiras Humorísticas), Moebius e John Buscema ("Surfista Prateado: Parábula" - Levoir/Público/Prémio Clássicos da 9.ª Arte), João Mascarenhas ("BDLP#3" - Grupo Extractus (Portugal) e Estúdios Olindomar (Angola)/Prémio Fanzine).
Haverá ainda uma exposição dedicada a "Jim Curioso", de Matthias Picard, recentemente editado pela Polvo.

Estão já confirmadas as presenças de diversos autores internacionais, nomeadamente François Ayroles (França), Eric Shanower (EUA) e Rafael Coutinho (Brasil), no âmbito da exposição central do AmadoraBD. Estarão também presentes Joe Staton (EUA) e Thomas Grindberg (EUA), ambos autores de Batman e de Silver Surfer, bem como Matthias Picard (França), autor de "Jim Curioso".

Do programa deste ano fazem ainda parte visitas guiadas pelos comissários e autores, sessões de autógrafos com autores nacionais e estrangeiros, entre outras actividades paralelas, dirigidas a todas as idades: crianças, jovens, adultos e famílias.

O AmadoraBD - Festival Internacional de Banda Desenhada é o mais importante evento na área da Banda Desenhada, a nível nacional, e uma importante referência a nível internacional, reconhecido como um dos maiores, melhores e mais diversificados eventos de BD, integrando o calendário internacional de eventos, como o Salon Internationale de la Bande Dessine de Angoulême (França), o Lucca Comics (Itália), o Festival Internacional del Cómic de Barcelona (Espanha), New York Comic Fest (EUA) e o San Diego Comic Convention (EUA)

Os bilhetes custam 3€ (geral), 2€ (estudantes, pensionistas, maiores de 65 anos, etc.), bem como as habituais entradas gratuitas (menores de 12 anos, etc.).


AmadoraBD, 25 anos
Fazendo um pequeno balanço destas 25 edições, a organização refere que "o Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora foi criado em Novembro de 1990, quando uma mão cheia de vontade, determinação e situações felizes contribuíram para que a primeira edição fosse o começo de uma grande aposta nesta aventura.
O estatuto alcançado pelo Festival ao longo destes 25 anos fez-se à custa de avultados investimentos da Câmara Municipal da Amadora, a que não foram alheios um enorme esforço, muita carolice e dedicação por parte, não só da equipa do Festival, mas também dos autores e seus familiares, grupos de amigos e investigadores que, com a sua disponibilidade e generosidade, fizeram a iniciativa que hoje se conhece.
Se outros motivos não existissem, estes números redondos serviriam apenas para assinalar a passagem de mais um ano de trabalho, de mais uma edição mas, esta longevidade é, certamente, um bom indicador do potencial de desenvolvimento que este projecto possui e da oportunidade que ele oferece à banda desenhada nacional para, em torno dele, refundar uma imagem própria, qualificada e inovadora, no contexto nacional e internacional".

(Texto e cartaz fornecidos pela organização)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...