Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

09/10/2014

AmadoraBD 2014 - Programação satélite tem início esta semana

O AmadoraBD 2014 - organizado pela Câmara Municipal da Amadora, de 24 de Outubro a 9 de Novembro – inaugura, esta semana, a programação satélite, da qual fazem parte diversas iniciativas, em Lisboa e Almada.
Todas as informações já a seguir.


25 Anos do Centro Nacional de Banda Desenhada Belga

Na sexta-feira, dia 10 de Outubro, às 19h, inaugura, no Instituto Francês de Portugal, a exposição “25 Anos do Centro Nacional de Banda Desenhada Belga”, também conhecido como Museu da BD e pode ser visitada até ao dia 19 de Outubro. Inserida na Semana da Bélgica em Portugal, para além da exposição, há ainda, dia 15 de Outubro, às 19h, uma conferência com Jean Auquier, director do museu.
Aberto ao público desde 6 de Outubro de 1989, o Centro Belga de Banda Desenhada (CBBD) é, simultaneamente, cenário de grandes exposições, permanentes e temporárias, um centro de documentação e de conservação da banda desenhada e, naturalmente, a casa dos autores. Para celebrar o 25.º aniversário da sua abertura ao público e o 30.º da associação que lhe deu vida, o CBBD escolheu apresentar uma selecção de obras originais criadas especialmente pelo centro nos diferentes períodos da sua história.

A Pior Banda do Mundo
Também na sexta-feira, dia 10 de Outubro, a partir das 21h, é inaugurada, na Associação Renovar a Mouraria, a exposição “A Pior Banda do Mundo”, dedicada aos dois volumes deste álbum de José Carlos Fernandes, seguindo-se às 22h30, a Rebaldaria, uma jam session de Jazz que a Renovar a Mouraria realiza às sextas-feiras, quinzenalmente. Esta semana, os músicos são David Neto, na guitarra, Afonso Castanheira, no contrabaixo, e João Barata, na bateria.
A exposição pode ser visitada até ao dia 8 de Novembro (de terça a sábado, das 20h à meia-noite) e a entrada é gratuita.
José Carlos Fernandes, autor de Banda Desenhada, natural do Algarve, foi galardoado com diversos prémios. Em 2002, o AmadoraBD elegeu o primeiro volume de “A Pior Banda do Mundo (Quiosque da Utopia) como o Melhor Álbum Português. Este álbum foi ainda distinguido como o Melhor Álbum pelo “Diário de Notícias”. Também em 2002, o “La Guía del Cómic” atribuiu ao autor o 3.º lugar no Top dos Melhores Álbuns de BD publicados a nível internacional. Entre outros prémios, José Carlos Fernandes obteve, por três vezes, o Prémio Rafael Bordalo Pinheiro, da Câmara Municipal de Lisboa (1991, 1993, 1995), os primeiros prémios nos concursos de Banda Desenhada de Matosinhos (1995) e Ourense (Espanha, 1995).

25 Anos, 25 Autores, 25 Cartazes
A partir de 14 de Outubro e até 14 de Dezembro, o AmadoraBD apresenta na FNAC Chiado, “25 Anos, 25 Autores, 25 Cartazes”, exposição com os cartazes das suas 25 edições. É a oportunidade de ver o trabalho gráfico e cronológico da imagem do Festival, que nestes 25 anos contou com cartazes da autoria de André Carrilho, Henrique Cayatte, João Fazenda, Nuno Saraiva, António Galvão, Ludgero Rolo, José Carlos Fernandes e Ricardo Cabral, entre outros.

Masterclass de Bandas Desenhadas - Percursos entre Margens
Com organização da A.C.A.S.O. (Associação Cultural e Artística de uma Sociedade Original) Original Parcerias e em parceria com o AmadoraBD e a Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea de Almada, vai realizar-se a Masterclass de Bandas Desenhadas - Percursos entre Margens, com o formador Nuno Saraiva.
Dirigido a jovens entre os 15 e os 21 anos, o objectivo é a rápida construção de um livro/fanzine recorrendo à técnica da imagem/sequência sobre um diário gráfico.
A construção da narrativa será realizada, nos dias 18 e 25 de Outubro e 1, 8 e 9 de Novembro, das 14h às 18h, ao longo do percurso que liga a Casa da Cerca ao AmadoraBD, que será feito a pé, de barco e de metro. O resultado será apresentado no AmadoraBD em fanzine fotocopiado, na tarde do último domingo do Festival.
As inscrições são limitadas e podem ser feitas até 12 de Outubro. Mais informações através do email acaso.3@gmail.com e dos telefones 965758729 ou 962419275.

Moradas
Instituto Francês de Portugal
Av. Luís Bívar, 91
1050-143 Lisboa

Associação Renovar a Mouraria
Casa Comunitária da Mouraria
Beco do Rosendo, n.º 8 e 10
1100-460 Lisboa

FNAC Chiado
Armazéns do Chiado
Rua do Carmo, n.º 2 – Loja 407
1200-094 Lisboa

Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea
Rua da Cerca
2800-050 Almada


(Texto da responsabilidade da organização)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...