Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

08/09/2014

Vercingétorix









Se todos os leitores de Astérix conhecem o nome de Vercingétorix como o último chefe gaulês a cair perante César – e a célebre cena em que ele lança (literalmente) a sua espada aos pés daquele – poucos saberão muito mais acerca dele.
Este álbum pode ser o ponto de partida para suprir essa lacuna.
Desenvolvimento já a seguir.


A colecção
Vercingétorix, uma edição conjunta da Glénat – que se destaca na edição de BD – e da Fayard - especializada em edições históricas – é o primeiro volume da colecção Ils ont fait l’Histoire, recomendada pela revista Historia, que reúne “as competências de historiadores, argumentistas e desenhadores de banda desenhada reconhecidos para recontar a vida de figuras históricas maiores, sem restrições de lugar nem de época”, como justifica Jacques Glénat no folheto de lançamento da colecção.
Desta forma, depois do chefe gaulês, estão já em curso biografias de Gengis Khan, Churchill, Napoleão ou Mao, entre outros.

O álbum
Curiosamente, a principal fonte histórica sobre Vercingétorix é De Bello Gallico (As Guerras da Gália), a crónica das conquistas em terras gaulesas, escritas pelo próprio Júlio César, o seu maior adversário.
Isso não impede que esta seja uma boa oportunidade para conhecer um dos maiores líderes gauleses que os romanos – que em grande parte o tinham formado – tiveram de enfrentar.
É um relato que conta os momentos marcantes da vida de Vercingétorix, desde a infância, assistindo à execução do pai por ter querido ser rei dos gauleses, ambição que ele abraçou como sua, passando pela concretização desse sonho e pela célebre derrota final face ao exército de Júlio César, em Alésia, e culminando com a sua norte em cativeiro.
Escrito competentemente por Didier Convard e Éric Adam, com assessoria de Stéphane Bourdin, especialista em História e Arqueologia do tempo romano, o álbum combina de forma equilibrada o registo histórico com algumas liberdades ficcionais, que lhe conferem ritmo e capacidade de melhor seduzir o leitor, a par do desenho clássico mas dinâmico de Frédéric Vignaux.
O volume fecha com um suplemento dedicado à sua fundamentação histórica e ao seu making-of.

Ils ont fait l’Histoire
Vercingétorix
Didier Convard e Éric Adam (argumento)
Stéphane Bourdin (consultor histórico)
Frédéric Vignaux (desenho)
Charléne Tabary (cor)
Glénat + Fayard
França, Março de 2014
240 x 320, 56 p., cor, cartonado
14,50 €

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...