Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

23/09/2014

Leitura Nova: Portugueses na Grande Guerra (1914-1918)











Chega hoje às livrarias nacionais o álbum Portugueses na Grande Guerra (1914-1918), uma edição da Arcádia que evoca diversos episódios verídicos acontecidos com soldados lusos durante o primeiro conflito mundial do século XX.
Mais informações já a seguir.


O livro, que tem prefácio do General Loureiro dos Santos, compila diversas narrativas sobre os feitos dos militares que participaram na Primeira Guerra Mundial. São histórias de duas páginas que destacam actos de coragem levados a cabo por oficiais ou soldados portugueses nas trincheiras europeias ou nos territórios africanos de Angola e Moçambique, na época sob domínio português. A maioria delas foram criadas entre 1968 e 1974 e já publicadas no Jornal do Exército, mas dois dos episódios - "O Soldado Milhões" e "José Maria Hermano Baptista" – foram criados especificamente para esta edição.
O seu autor é Carlos Baptista Mendes, um veterano dos quadradinhos nacionais de traço realista e planificação tradicional, que, como base para muitas destas histórias, utilizou textos de Jaime Cortesão e de diversos militares que viveram no terreno os acontecimentos, com destaque para a batalha de La Lys. O livro encerra com um episódio protagonizado por José Maria Hermano Baptista, o último sobrevivente português da Grande Guerra, falecido em 2002 com 107 anos.

Baptista Mendes publica banda desenhada desde 1959, tendo passado, entre outras, pelas páginas do Camarada, Cavaleiro Andante, Falcão e Mundo de Aventuras.

Portugueses na Grande Guerra (1914-1918)
Carlos Baptista Mendes
Prefácio do General Loureiro dos Santos.
Arcádia
Portugal, 23 de Setembro de 2014
210 x 295 mm, 48 p., cartonada
10,90€

(Versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias de 23 de Setembro de 2014)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...