Este blog está correctamente escrito em português, à revelia do triste acordo ortográfico em vigor.

05/09/2014

Homem de Ferro: Demónios










Se este era um dos livros mais esperados por mim na colecção Universo Marvel,  da Levoir, distribuída semanalmente com o jornal Público,  por tudo o que sobre ele li anteriormente e em especial pela introdução do tema do alcoolismo naquele universo super-heróico, a verdade é que fiquei algo desiludido.
Descubra as (minhas) razões já a seguir)


Não negando que a temática se destaca – em especial por ter sido lançada quando estava em vigor o Comic Code Authority que limitava autores e editores – é inegável que esta obra acaba por se revelar algo ingénua, limitada na forma como apresenta e trata o alcoolismo e acusa bastante a passagem do tempo.
A mesma temática, hoje em dia, poderia funcionar bem melhor - leia-se de forma mais chocante, porque realista - alargando significativamente os efeitos dos excessos alcoólicos de Tony Stark aos seus relacionamentos e, principalmente, às suas intervenções enquanto Homem de Ferro, conferindo o tom mais adulto pretendido aqui, mas apenas conseguido a espaços.
Apesar destas ressalvas – ou com elas… - aconselho a leitura da obra, quanto mais não seja pelo seu lado documental, pois não é difícil imaginar o choque que a sua edição original constituiu.

Universo Marvel #6
Homem de Ferro: Demónios
David Micheline (argumento)
Carmine Infantino, Bob Layton, e John Romita Jr. (desenho)
Levoir + Público
Portugal, 14 de Agosto de 2014
170 x 260 mm, 176 p., cor, cartonada

8,90 €

1 comentário:

  1. É uma boa história mas fica muito atras de extremis e armor wars.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...